Quarta-feira, 25 de Novembro de 2020
Manaus

Trânsito terá algumas mudanças para a final da Taça Amazonas, na Arena da Amazônia

Segundo jogo-teste no estádio local, entre Fast e Princesa do Solimões, vale pelo jogo de ida da final do primeiro turno do Campeonato Amazonense 2014



1.gif Cerca de 20 mil pessoas são esperadas para este segundo jogo na Arena da Amazônia
14/03/2014 às 19:23

O Monitoramento do trânsito no entorno da Arena da Amazônia Vivaldo Lima para a partida entre Fast e Princesa do Solimões, na final da Taça Amazonas, será feito neste sábado (15), a partir das 10h, pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), seguindo os padrões dos preparativos para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. 

O trabalho será realizado em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública (SSP/AM) e a organização local da Copa. Nessa segunda etapa, as áreas que serão interditadas serão em menor número uma vez que na primeira simulação algumas ações já ficaram definidas.



O efetivo da Operação de trânsito será de 60 agentes de trânsito destinados a monitorar o tráfego nas proximidades Arena da Amazônia. As principais interdições acontecerão a partir das 10h, na avenida Constantino Nery, sentido bairro/Centro até a avenida Pedro Teixeira. O sentido Centro/bairro da avenida Constantino Nery fluirá normalmente. A avenida Pedro Teixeira ficará interditada entre o trecho da avenida Constantino Nery até a Fundação de Medicina Tropical, no sentido bairro/Centro.

A avenida Loris Cordovil terá o tráfego livre, mas o condutor que acessá-la, sentido avenida Constantino Nery, poderá fazê-lo somente para o sentido bairro.

Opções de desvio

A orientação do Manaustrans para os condutores que vêm pela Avenida Torquato Tapajós, sentido bairro/Centro é que acessem as Avenidas Djalma Batista e Mário Ypiranga. Quem se desloca pela Avenida Loris Cordovil poderá fazer o retorno na Rua Belmiro Vianez, seguir para a Avenida Desembargador João Machado ou mesmo acessar a Avenida Constantino Nery sentido bairro.

Quem estiver na Avenida Pedro Teixeira deve acessar a Avenida Teomário Pinto (prolongamento da Avenida Darcy Vargas), nos dois sentidos.

Possíveis alterações

Caso tenha necessidade devido à dinâmica no trânsito de veículos e pedestres, o Manaustrans realizará o fechamento da Avenida Pedro Teixeira, a partir da Avenida Djalma Batista e a Constantino Nery, sentido Centro/bairro.

Ônibus serão adaptados para pessoas com deficiência

O jogo contará, também, com um esquema especial de transportes urbanos, com desvio das linhas convencionais e oferta de micro-ônibus adaptados para a acessibilidade de idosos, obesos e pessoas com deficiência (PCD). As alterações nas linhas começam às 10h, quando também serão iniciadas as interdições de trechos das avenidas Constantino Nery e Pedro Teixeira.

Os ônibus que vierem dos bairros da zona Norte com destino ao Centro serão desviados para a avenida Djalma Batista. Os que vierem das zonas Oeste e Centro-Oeste pela rua Lóris Cordovil, serão desviados para a avenida Constantino Nery à esquerda no sentido Centro/bairro, depois para a avenida Mário Ypiranga, seguindo pela avenida Djalma Batista rumo ao Centro. No sentido Centro/bairro o tráfego de ônibus e demais veículos será normal.

A avenida Pedro Teixeira será interditada no trecho entre a avenida Constantino Nery e a rua Francisco Orellana, localizada próximo ao Hospital Tropical. As linhas que atendem o trecho interditado serão desviadas para as avenidas Theomário Pinto e Darcy Vargas. 

No total, 185 ônibus de 70 linhas atenderão à Arena, oferecendo opções para os cinco terminais de integração e atendendo todas as zonas da cidade. Todos os coletivos que circularem nas proximidades do estádio terão a placa “ARENA” afixada no para-brisa.

O monitoramento da frota ficará sob a responsabilidade de 20 fiscais de transporte da SMTU acompanharão a frota em circulação, itinerários planejados e também oferecerão orientação aos motoristas de ônibus e usuários do transporte coletivo, quando necessário.

Acessibilidade

Dois microônibus adaptados farão o translado de pessoas com mobilidade reduzida para o Portão Sul do estádio. Os microônibus farão duas rotas e terão dois pontos de embarque, um no posto de combustível localizado na esquina das avenidas Constantino Nery com Pedro Teixeira e outro na Vila Olímpica.

Será permitido o acesso aos microônibus de apenas um acompanhante para cada pessoa. Na Vila Olímpica, idosos e pessoas com deficiência que desejem utilizar os microônibus poderão estacionar seus veículos mediante a apresentação da credencial de estacionamento especial, emitida pelo Manaustrans, na portaria.

*Com informações da Semcom


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.