Domingo, 15 de Setembro de 2019
PRIMEIRA INSTALADA

Tratamento para paralisia cerebral é aberto na Policlínica do Antônio Aleixo

PediaSuit tem por objetivo auxiliar no tratamento de pessoas com distúrbios neurológicos como paralisia cerebral, microcefalia, e outras condições que afetam as funções motoras e cognitivas



tratamento_BF7E9034-CEDF-4E6B-995A-5D00A8805380.JPG Foto: Jair Araújo
21/08/2019 às 12:28

Uma recurso terapêutico voltado ao tratamento da paralisia cerebral, o PediaSuit, foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (21), no Centro de Reabilitação da Policlínica Antônio Aleixo, localizada na Zona Leste de Manaus. A técnica, geralmente encontrada em hospitais particulares, é primeira instalada na rede pública de saúde do Amazonas.

O PediaSuit tem por objetivo auxiliar no tratamento de pessoas com distúrbios neurológicos como paralisia cerebral, microcefalia, e outras condições que afetam as funções motoras e cognitivas.

"O tratamento intensivo vai ajudar as crianças através da veste que são esses elásticos que vão moldar todo o corpo da criança para que ela tenha uma boa postura e faça os exercícios corretamente. Esse recurso vai ajudar muito porque a ideia é que essas crianças comecem a estudar", destacou a terapeuta neuroinfantil do Centro de Reabilitação, Cristina Gomes.

Quem estreou a prática terapêutica foi a pequena Laura Zenat, de 3 anos. Ela é primeira criança com microcefalia relacionada à Zika, notificada no Amazonas. "Ela faz fisioterapia, fonoaudiologia e, agora, vai iniciar o PediaSuit. Eu não sei dizer como vai ser porque é tudo novo, mas a partir do momento que ela colocou os equipamentos, já se adaptou e daqui para frente é só melhoria", contou a mãe dela, Sabrina Souza, de 25 anos.

A solução inovadora é composta por colete, touca, shorts, joelheiras, calçados e um sistema de elásticos ajustáveis, posicionados para reproduzir a musculatura, que funciona como uma estrutura elástica externa. Os itens juntos são chamados de "suit" ficam posicionados em uma espécie de gaiola, chamado "spider".

Na ocasião, também foram entregues 90 pares de calçados anatômicos adaptados aos pacientes que fazem tratamento na policlínica, localizada rua Nova República, no bairro Colônia Antônio Aleixo. O Centro de Reabilitação atende 397 pessoas, mensalmente.

News karol 5249a044 89f6 4d99 98db 77f68d4ef8e4
Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.