Domingo, 19 de Maio de 2019
Manaus

TRE acelera cadastramento biométrico em Manaus

Tribunal instalou mais um posto de atendimento aos eleitores com o objetivo de concluir o processo até março de 2016



1.jpg
Presidente do TRE-AM, desembargadora Socorro Guedes, ressalta que fazer o recadastramento é um dever do eleitor
07/07/2015 às 08:54

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) inaugurou, ontem, mais um posto de atendimento, localizado no PAC do Shopping Via Norte, zona norte de Manaus. Segundo o Tribunal, a meta é intensificar o atendimento aos eleitores que têm até março de 2016 para realizarem o recadastramento biométrico. O posto é um dos 11 espalhados pela capital. A meta é que 11 mil eleitores sejam cadastrados por dia.

O eleitor que não realizar essa atualização no cadastro terá o título cancelado “e em conseqüência disso, não poderá se matricular em universidade pública, participar de concurso público, tirar passaporte e, se por ventura for comerciante, não pode participar de licitação pública”, afirma a presidente do TRE-AM, desembargadora Socorro Guedes. Segundo ela, o cadastramento biométrico é um dever do cidadão.

Todos os eleitores de Manaus terão que realizar o serviço até o prazo final sob pena de não votar nas eleições de 2016. “É muito importante que, até início de agosto, quando teremos todos os postos de Manaus abertos, que o eleitor compareça à Justiça Eleitoral para que, com facilidade, possa escolher a zona que lhe é conveniente”, enfatiza a desembargadora.

Zonas eleitorais

Além do serviço de biometria, o redimensionamento das zonas eleitorais também está sendo realizado. O objetivo é deslocar o eleitor para próximo da sua residência. “Dessa maneira, teremos uma votação mais tranquila e organizada”, enfatiza a desembargadora, que destaca o panorama da última eleição. “Em 2014, tivemos zonas eleitorais com 30 mil eleitores e outras com 60”, ressalta.

“Nós estamos ainda na região metropolitana, e para cobrirmos toda, precisamos ainda trabalhar em três municípios, que são Careiro Castanho, Silves e Autazes. Queremos fechar até maio de 2016, porque assim nós teremos toda a região metropolitana, incluindo a capital, com biometria”, destaca Socorro Guedes.

Para ela, a situação representa um ganho para o Estado, tendo em vista que a região metropolitana comporta 73% do eleitorado. Para o atendimento, é necessário que o eleitor acesse o site do TRE (www.tre-am.jus.br) e agende atendimento em um dos postos. O cidadão, no dia da visita, precisará estar portando além do título de eleitor, o comprovante de residência e mais um documento com foto. “A Justiça Eleitoral está preparada para atender os 1,2 milhão de eleitores”, enfatiza a desembargadora.

Greve atrapalhou trabalhos

Apesar da greve dos servidores da Justiça ter sido suspensa na última terça (2), e os serviços de biometria não terem sido suspensos em nenhum momento devido à grande quantidade de terceirizados que desenvolvem a função, a situação do cadastramento biométrico de eleitores teve redução durante o período em que os servidores estavam em greve, afirma Bárbara Almeida, presidente do Sindicato dos Servidores da Justiça Eleitoral do Estado do Amazonas (Sinjeam).

Segundo a desembargadora Socorro Guedes, foi uma redução de 30%. “Nós compreendemos a legitimidade da luta dos servidores, e suas reivindicações, mas como a biometria para o Tribunal Eleitoral é prioridade, não paramos nenhum dia. O que aconteceu foi que alguns populares, pensando que estávamos em greve, deixaram de comparecer para fazer sua biometria no dia agendado”, destaca.

Locais onde fazer o cadastramento biométrico

Há diversos postos de atendimento para que o eleitor possa fazer seu cadastramento biométrico. Antes de fazer o procedimento, no entanto, é necessário fazer o agendamento por meio do site do TRE (www.tre-am.jus.br).Basta clicar em “Agendamento”, link localizado no menu à esquerda na página principal do site. Os locais de atendimento em Manaus são os seguintes:
Centro de Convivência do Idoso. R. Wilkens de Matos, S/N - Nossa Sra. Aparecida
Central de Atendimento ao Eleitor (CAT) - Prédio anexo à sede do Tribunal Eleitoral, localizado no bairro Aleixo.
Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (AADES), localizado na rua Major Gabriel, Centro.
Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), Shopping Via Norte.
Atendimento itinerante nas empresas do polo industrial de Manaus.



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.