Publicidade
Manaus
ATÉ MAIO

TRE-AM inicia atendimento presencial para eleitores com pendências; veja os prazos

Agendamento iniciou na última sexta (5) para Manaus por meio do site do órgão. Mais de 300 vagas estão sendo disponibilizadas para diversos serviços 09/01/2018 às 15:26
Show show biometria
Foto: Arquivo AC
Oswaldo Neto Manaus (AM)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) iniciou nessa semana o atendimento para eleitores da capital que desejam retirar o título pela primeira vez ou regularizar seus dados. Aproximadamente 350 vagas estão sendo disponibilizadas para auxílio em diversos serviços. O agendamento começou a ser feito no site do TRE-AM (clique aqui para acessar) com assistência em até quatro dias após o registro online. O prazo para qualquer procedimento vai até o dia 9 de maio.

O diretor-geral do TRE Amazonas, Messias Andrade, explicou que o agendamento no site funciona apenas para eleitores de Manaus. No interior, o atendimento funciona por ordem de chegada, mas que segundo ele, foi aperfeiçoado após o cadastramento biométrico. “É um diferencial para o eleitor dos municípios. Antes da biometria, você tinha que fazer cadastro e voltar depois pra tirar o título. Agora o título é impresso na hora”, disse.

Segundo ele, o Amazonas possui um eleitorado de cerca de 2,6 milhões de pessoas, no entando, aproximadamente 110 mil títulos estão cancelados.  O objetivo é atender 50 mil pessoas até maio deste ano. “Estamos tentando parceria com o Governo para que possamos dobrar a capacidade de atendimento. Hoje temos 15 postos de atendimento e cerca de 30 servidores. Queremos aumentar a capacidade para 31 postos e atender o máximo possível”, declarou.

Agendamento

De acordo com o coordenador de tecnologia do TRE, Rodrigo Camelo, o órgão ainda não possui a quantidade de eleitores que solicitaram o título desde o final das eleições do ano passado até agora, pois, segundo ele, o número é registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Sobre o agendamento, ele explica que o melhor período para realizá-lo é no período vespertino. “A partir das 13h o agendamento é aberto. É uma forma que encontramos e estamos melhorando para combater a máfia onde pessoas em lan houses cobravam para fazer o agendamento, enquanto outras ficavam sem vagas”, disse ele. Após o mês de maio, o eleitor só vai poder resolver pendências eleitorais em novembro, depois das eleições.

Serviços oferecidos

Serviços como alistamento eleitoral, que é retirada do primeiro título; transferência do local de votação; emissão de 2ª via; pagamento de multas; e outros podem ser agendados no site do órgão. O atendimento presencial funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Publicidade
Publicidade