Sábado, 28 de Novembro de 2020
LEVANTAMENTO

TRE aprova mais quatro candidaturas à prefeitura de Manaus

Chico Preto foi o único candidato a prefeito de Manaus alvo de ação de impugnação de registro de candidatura



show_1_D79D92D8-2796-47C7-BE69-6EEDC6D5EED3.jpg Foto: Divulgação
09/10/2020 às 19:23

A Justiça Eleitoral deferiu o registo dos candidatos a prefeito de Manaus David Almeida (Avante), Gilberto Vasconcelos (PSTU), José Ricardo e Ricardo Nicolau (PSD). Com a decisão, publicada no Mural Eletrônico do Tribunal Regional do Amazonas (TRE-AM) eles estão aptos a disputar as eleições municipais 2020 com o primeiro turno marcado para 15 de novembro.

A juíza Margareth Rose Cruz Hoagen, da 1ª Zona Eleitoral de Manaus, afirmou que não houve pedido de impugnação às candidaturas e o Ministério Público Eleitoral manifestou-se favorável a aprovação dos registros.



“Publicado o edital, decorreu o prazo legal sem impugnação. Foram juntados os documentos exigidos pela legislação em vigor. O Ministério Público Eleitoral manifestou-se favoravelmente ao deferimento do pedido. Foram preenchidas todas as condições legais para o registro pleiteado e não houve impugnação. Defiro o registro de candidatura da coligação”, diz trecho da manifestação da magistrada.

O registro de David e de José Ricardo foram aprovados na quinta-feira. O de Nicolau na terça-feira e o de Gilberto na segunda-feira. David Almeida concorre pela Coligação ‘Avante Manaus’, que reúne as siglas Avante, PMB, PTC, PRTB, PV, DEM e PROS. O vice-prefeito Marcos Rotta (DEM) é o candidato à reeleição pela chapa. “Nós buscamos sempre a legalidade do processo. E é assim que começamos a trabalhar nesse momento em que a democracia abre espaço para apresentarmos os nossos nomes e as nossas propostas pela nossa cidade”, disse Almeida em texto distribuído à imprensa.

O deputado federal José Ricardo encabeça a coligação ‘Manaus pela vida, pelos pobres’ formada pelo PT, Psol e Rede Sustentabilidade A vice do petista é a assistente social Marklize Siqueira (Psol). Gilberto Vasconcelos disputa a Prefeitura de Manaus em uma chapa ‘puro-sangue’ e tem como vice a professora Maria Auxiliadora (PSTU). O deputado estadual Ricardo Nicolau pleiteia o executivo municipal pela coligação ‘Pra Voltar a Acreditar’ composta pelo PSD, PP, PSDB, PDT e Solidariedade. O vice de Nicolau é o médico George Lins (PP).

A Justiça deferiu os registros de Amazonino Mendes (Podemos), Capitão Alberto Neto (Republicanos), Coronel Menezes (Patriota) e Romero Reis (Novo). Apenas Alfredo Nascimento (PL), Chico Preto (DC) e Marcelo Amil (PCdoB) aguardam julgamento do registro. Na quinta-feira, a Justiça Eleitoral intimou Alfredo a corrigir irregularidades no requerimento. Segundo o TRE-AM, Nascimento não apresentou toda a documentação exigida pela legislação eleitoral.

Chico Preto foi o único candidato a prefeito de Manaus até a tarde desta sexta-feira alvo de ação de impugnação de registro de candidatura pela condenação por conduta vedada pelo colegiado do TRE-AM, deferida em 11 julho de 2017, que também aplicou a penalidade de pagamento de multa.

News larissa 123 1d992ea1 3253 4ef8 b843 c32f62573432
Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.