TRE mobiliza 13 mil mesários para o 2º turno em Manaus
Votação de domingo contará ainda com reforço dos técnicos da Justiça Eleitoral que atuaram nos municípios no 1º turno

Um exército de 13.189 mil pessoas, entre mesários, técnicos de urnas e de transmissão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), será mobilizado na eleição de domingo quando será decidido que irá comandar a Prefeitura de Manaus nos próximos quatro anos.
Das 3.327 urnas eletrônicas que serão utilizadas na votação, 2.025 já tiveram o programa de votação atualizado com as informações dos candidatos Artur Neto (PSDB) e Vanessa Grazziotin (PCdoB), segundo o presidente do pleito 2012, Abraham Campos Peixoto, Juiz de Direito da 16ª Vara Cível de Acidentes do Trabalho do Tribunal de Justiça (TJ-AM), e responsável pela 65ª Zona Eleitoral da capital, no bairro do Aleixo. “Os trabalhos estão dentro do cronograma e no mais tardar na próxima quarta-feira, todas as urnas estarão prontas para serem distribuídas às zonas eleitorais”, disse o magistrado.
Na segunda-feira, os técnicos do TRE-AM irão programar mais 620 urnas eletrônicas, e na terça-feira, o trabalho finalizará com as últimas 682 urnas. A expectativa do juiz Abraham Campos é montar as seções de votação na quinta-feira e na sexta-feira, começar o trabalho de distribuição dos equipamentos pelas zonas eleitorais mais distantes da sede do município.
“Concluiremos o trabalho (inserção de dados dos candidatos nas urnas) na quarta-feira e a distribuição inicia de imediato na quinta-feira. Vamos priorizar as zonas com os locais mais distantes. Temos zona fora de Manaus, no Rio Cueiras, que precisa ir de barco, e outras indo pela AM-010, na direção de Itacoatiara. Apesar de distantes, não são obstáculos”, esclareceu o juiz eleitoral.
Faltosos
Nas eleições de primeiro turno, dos 1.178 milhões de eleitores aptos a votar, um total de 171,9 mil deixaram de comparecer às seções eleitorais, o que correspondeu a 14,59% de abstenção. O número é tão expressivo que representa mais do que a votação do terceiro colocado na eleição, o deputado federal Henrique Oliveira (PR), que recebeu 156.648 mil votos. O tucano Artur Neto, ficou com 40,55% dos votos válidos, total de 385.855 mil votos; a senadora Vanessa Grazziotin recebeu 189.861 mil votos, ou 19,95% da votação.
“Nessa perspectiva a tentativa do Tribunal é diminuir esse número (de faltosos). No primeiro turno nós trabalhamos a questão do transporte público gratuito e conseguimos colocar 100% da frota de ônibus nas ruas. Também trabalhamos as campanhas de conscientização do voto, mas não há muito o que a gente possa fazer além disso”, explicou Abraham Campos.
(A íntegra deste conteúdo está disponível para assinantes digitais ou na versão impressa).