Publicidade
Manaus
BULLYING

Três mil alunos são alcançados com prevenção ao bullying em escolas manauaras

O destaque foi feito pela presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus, vereadora professora Therezinha Ruiz (DEM), na manhã desta quarta-feira (4), durante sessão plenária na Casa Legislativa 04/05/2016 às 14:17 - Atualizado em 04/05/2016 às 15:42
Show therezinha ruiz dem tiago correa
Para Therezinha, quanto maior o apoio dado às escolas pelo Napem, menor será a prática de intimidação pelos alunos (Foto: Tiago Corrêa/CMM)
ACRITICA.COM Manaus (AM)

Cerca de três mil alunos das escolas municipais e estaduais já foram alcançados com palestras de combate e prevenção ao Bullying no âmbito Escolar. O destaque foi feito pela presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus, vereadora professora Therezinha Ruiz (DEM), na manhã desta quarta-feira (4), durante sessão plenária na Casa Legislativa.
 
Para Therezinha, quanto maior o apoio dado às escolas pelo Napem, menor será a prática de intimidação pelos alunos. “O Bullying é um tipo de violência que deixa inúmeras sequelas a quem o sofre, e o papel do Napem é justamente o de orientar os alunos para não praticarem esse tipo de agressão. E em dois meses de atuação, o Napem já alcançou mais de vinte escolas municipais e estaduais de Manaus”, comenta Therezinha.
 
As palestras são ministradas pelo Núcleo de Atendimento aos Profissionais de Educação de Manaus (Napem), criado por meio do Projeto de Resolução 002/2013, e tem como principal objetivo atender alunos, professores e a comunidade em geral, com serviços psicológicos, de assistência social e jurídica
 
Segundo a psicóloga Alexandra Paiva, palestrante, a linguagem é adaptada conforme a idade dos alunos. “A formação oferece informações e procura orientar os estudantes sobre os prejuízos ocasionados pelo bullying. E fazemos adaptações no conteúdo conforme a idade da criança, para que elas compreendam que essa prática pode resultar em outros fatores como dificuldades de aprendizagem e de socialização aos alunos que sofrem o bullying”, comenta a psicóloga.
 

A parlamentar destacou ainda, que ao término das palestras muitas crianças procuram a equipe para relatar algumas experiências. “Muitos alunos nos procuram para fazer alguns comentários referentes ao tema abordado nas palestras, algumas inclusive falam que não vão mais 'apelidar seus coleguinhas', essa é a forma que elas interpretam o bullying, como ‘apelidar’”, comenta a parlamentar.
 
Outro destaque feito pela parlamentar foi quanto à sanção da Lei n. 13.277, que estabelece o dia 7 de abril como o “Dia Nacional de combate ao bullying e violência nas escolas”.
 
Programação do Napem

 
Para o próximo semestre o Napem tem como meta ministrar palestra de conscientização sobre a gravidez na adolescência, por conta dos altos índices registrados em Manaus.
 
De acordo com a Pesquisa do Registro Civil 2014, do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram 640 adolescentes grávidas em 2010 e 962 no ano passado. Aumentando em 50,3% o número de mulheres menores de 15 anos que se tornaram mães, de 2010 a 2014 no Amazonas.

Publicidade
Publicidade