Quinta-feira, 18 de Julho de 2019
Manaus

Tribunal considera inconstitucional lei que beneficia 6 mil trabalhadores temporários em Manaus

A Emenda já tinha sido promulgada pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) e beneficiava especificamente os funcionários que possuem mais de cinco anos de trabalhos ininterruptos na Prefeitura.



1.jpg Os trabalhadores de regime temporário tinham ganhado o direito de permanecer na prefeitura
14/05/2013 às 14:50

O desembargador João Mauro Bessa, decidiu na manhã desta terça-feira (14) pela inconstitucionalidade da Emenda nº 79/2012 à Lei Orgânica do Município (Loman) que transformava em cargos as funções desempenhadas por cerca de 6 mil servidores que pertenciam ao regime especial da Prefeitura de Manaus.

O Executivo Municipal terá um ano para se adequar as solicitações do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). “Ao permitir que os servidores temporários passassem a ocupar cargos de provimento efetivo o legislador estabeleceu forma de provimento que dispensa o concurso público, o que não é tolerado pela ordem constitucional vigente, tanto em âmbito federal, como em âmbito local”, e continua.

“O Executivo terá prazo de um ano para adotar as medidas necessárias á prestação contínua dos serviços”, finaliza.

A Emenda já tinha sido promulgada pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) e beneficiava especificamente os funcionários que possuem mais de cinco anos de trabalhos ininterruptos na Prefeitura.

8 mil a mais

Já a Ação nº 2012.001029-7, impetrada pelo Ministério Público do Estado do Amazonas que questiona o artigo 2º, inciso V, da Lei Municipal nº 238/2010, promulgada pela Câmara Municipal de Manaus e que incluiu na cota mensal de R$ 8 mil para custeio de alimentação do parlamentar e de servidores de gabinete foi retirada de pauta sob alegação de vício processual.

Leia mais na edição impressa do Jornal A Crítica desta quarta-feira (15)

 *Com informações do repórter Kleiton Renzo

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.