Terça-feira, 17 de Setembro de 2019
CONHECIMENTO

‘Turismo Sustentável' é debatido durante encontro nacional realizado em Manaus

Neste ano são esperados mais de 500 participantes para debater o tema em encontro nacional



content_IMG_5431__1__BC7C92C4-5AF1-4F12-AFE5-71848E7A317A.JPG Foto: Rafaela Gonçalves/Enecob - 10/nov/2018
21/11/2018 às 20:15

Manaus recebe o 5º Encontro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial a partir desta quinta-feira (22). O evento, que se estende até sábado (24), é promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em parceria com a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM). Neste ano, são esperados mais de 500 participantes para debater o tema “Turismo Sustentável em Desenvolvimento e o Patrimônio Natural”. Confira a programação completa.

O presidente da CNM, Glademir Aroldi, vai debater essa temática com governadores dos estados da região Norte, ministros, presidentes de entidades municipais, parlamentares e especialistas ligados ao Turismo e ao Patrimônio Mundial. Nesse contexto, a programação do evento prevê a realização de painéis que versam a importância da cadeia produtiva e da qualificação da gestão para o desenvolvimento dos destinos turísticos sustentáveis além dos destinos turísticos inteligentes e o Patrimônio Natural e Cultural – Convergência e Sinergia para Transformar Destinos. 

O Financiamento e Captação de Investimentos para o Patrimônio Natural e Cultural, bem como os desafios e oportunidades do desenvolvimento sustentável e as Parcerias Público Privadas (PPPs) para gestão de reservas e parques naturais são outros pontos abordados no evento. Além disso, serão realizadas reuniões do Grupo de Trabalho Ampliado do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) da Confederação e um encontro para tratar do Planejamento, Gestão e Ações. No último dia do encontro, participantes e a equipe da CNM fazem uma visita técnica aos principais pontos turísticos de Manaus. 

Carta de Manaus

Quem for ao evento pode apresentar sugestões que estarão na Carta de Manaus. O documento com essas reivindicações será entregue às autoridades do governo federal.  Também são parceiros do evento a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Tribunal de Contas da União (TCU), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AMAZONASTUR), o Governo Federal, o Governo do Estado do Amazonas, O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) além dos Ministérios do Turismo, Meio Ambiente e Cultura. 

A Caixa Econômica Federal é a patrocinadora do encontro. Fazem parte do apoio institucional a Associação Amazonense de Municípios (AAM), a Associação dos Municípios do Acre (Amac), a Associação dos Municípios do Estado do Amapá (Ameap), a Associação dos Municípios de Roraima (AMR), a Associação Rondoniense de Municípios (Arom), a Associação Tocantinense de Municípios (ATM), e a Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep).


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.