Publicidade
Manaus
Manaus

UBS da Zona Oeste de Manaus promove o ‘Dia D’ da saúde do homem neste sábado

Unidade Básica de Saúde do Santo Antônio vai dedicar os atendimentos deste sábado aos homens, em alusão ao ‘Novembro Azul’ 14/11/2015 às 09:43
Show 1
Ainda durante o evento, os homens contarão com serviços de salão de beleza e estética
silane souza ---

A fim de incentivar os homens a verificar a condição de saúde antes que as doenças apareçam, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Santo Antônio, localizada no bairro Santo Antônio, na Zona Oeste, vai promover uma ação de conscientização. As atividades do dia D, voltadas para o “Novembro Azul” e outros serviços, serão realizadas hoje, de 8h às 13h, na própria UBS, que fica situada na rua Lauro Bittencourt, ao lado da igreja católica Santo Antônio.

Atendimento pediátrico, aferição de pressão, teste de glicemia, teste rápido para detecção de HIV/Aids, hepatites, sífilis, vacina contra influenza e consulta médica, além de um seminário com o urologista Petrônio Quitelo, são algumas das atividades a serem oferecidas aos homens. Também haverá palestra de segurança do trabalho focada na prevenção de Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

Ainda durante o evento, os homens contarão com serviços de salão de beleza e estética. Além disso, também haverá apresentações de dança e teatro. “Todas as atividades são voltadas aos homens e é em alusão ao Novembro Azul. No Outubro Rosa fizemos um evento semelhante e atendemos mais de mil mulheres. Esperamos que, neste, pelo menos 500 homens participem”, relatou a técnica de enfermagem da UBS, Alessandra Carla Santos Alcântara.

De acordo com ela, a iniciativa também deve-se ao fato de a população masculina não procurar de forma rotineira por ações de prevenção e promoção da saúde. “Os homens não têm cuidado com a saúde. Eles só vão a uma unidade de saúde quando estão com problemas e, mesmo no mês dedicado a eles, quase não procuram verificar como anda a sua saúde. Diferentemente das mulheres, que todos os dias lotam as UBS”, ressaltou.

Alessandra destacou a importância de os homens procurarem atendimento, principalmente para se prevenir de doenças mais graves como o câncer de próstata, uma das principais causas de morte em homens com mais de 40 anos no Brasil. “Ainda há um preconceito muito grande”, afirmou.

Horário ampliado

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), durante este mês as Unidades Básicas de Saúde vão funcionar em horário ampliado, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, das 7h às 12h. Elas reforçarão a oferta de serviços direcionados aos homens, com atividades de prevenção com imunização, consultas médicas, distribuição de preservativos, saúde bucal, testes rápido de HIV e distribuição de preservativos.


Publicidade
Publicidade