Publicidade
Manaus
Dia “D” do Novembro Azul

UBS do Japiinlândia realiza atendimento com médico urologista para homens

A ação do “Novembro Azul” vai ser realizada neste sábado (26) pela UBS em parceria com o serviço de urologia do Hospital Adriano Jorge 25/11/2016 às 11:50 - Atualizado em 25/11/2016 às 14:05
Show 0
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Lourenço Borghi, no bairro Japiinlândia (zona Sul), vai promover neste sábado, dia 26, das 7h às 13h, o Dia “D” do Novembro Azul
acritica.com Manaus (AM)

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Lourenço Borghi, no bairro Japiinlândia (zona Sul), vai promover neste sábado, dia 26, das 7h às 13h, o Dia “D” do Novembro Azul. A ação acontece todos os anos e vai ser realizada pela UBS em parceria com o serviço de urologia do Hospital Adriano Jorge, sob coordenação do médico Ítalo Cortez, oferecendo atendimento com médico urologista para a detecção precoce do câncer de próstata.

O público alvo principal são 100 homens que já foram identificados por meio de busca ativa realizada por profissionais da UBS e que, depois de consulta com médico clínico geral, apresentaram algum tipo de alteração nos exames de ultrassonografia da próstata e de PSA (Antigénio Específico da Próstata).

Alterações nos exames de ultrassonografia e do PSA levantam suspeita para o câncer de próstata. Com o resultado desses exames e a consulta com o médico urologista é possível identificar os casos que precisam de biopsia para fechar um diagnóstico.

“O Dia ‘D’ do Novembro Azul é uma estratégia para agilizar esse atendimento, reduzindo o tempo de espera para consulta com o profissional especializado na rede de saúde”, explica a diretora da UBS Lourenço Borghi, Jucinara Rodrigues.

Na ação realizada do Dia “D” do Novembro Azul em 2014 pela UBS Lourenço Borghi, foram detectados quatro casos com câncer de próstata. Ano passado, foram sete casos da doença detectados na ação.

Os 100 homens que serão atendidos na ação foram cadastrados entre os pacientes da própria UBS, por meio de busca ativa realizada por Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e também foi feita uma verificação no Sistema de Regulação (Sisreg) para identificar pacientes que estavam aguardando uma vaga para consulta com médico urologista.

“A partir do cadastramento e identificação desses pacientes, a UBS trabalhou em parceria com o Laboratório Distrital Sul e as Unidades Móveis de Saúde para garantir a realização dos exames necessários”, destaca Jucinara Rodrigues.

A diretora lembra ainda que o rastreamento para o público alvo foi realizado prioritariamente entre homens com 50 anos ou mais, mas também foram incluídos homens com idade a partir dos 40 anos com histórico de câncer na família.

“Percebemos que para cada 10 pessoas que buscam atendimento na Unidade de Saúde, nove são mulheres. Observamos ainda que homens entram na UBS normalmente para acompanhar a esposa e filhos, ou quando estão com muita dor ou algum problema mais sério de saúde, ou seja, não têm o hábito de buscar as ações preventivas”, informa a diretora.

Programação

O atendimento com médico urologista não será aberto ao público e vai atender os pacientes já cadastrados, mas a UBS Lourenço Borghi vai oferecer nesta sábado, dia 26, vários outros serviços para a população masculina em geral como consulta médica com clínicos gerais, ações de imunização com vacinas contra influenza e febre amarela, teste rápido para HIV, sífilis e hepatites B e C, aferição de pressão arterial, dispensação de medicamentos, corte de cabelo e ações de educação em saúde sobre câncer de Próstata, Câncer de Mama, Nutrição e Saúde Bucal. Dois cirurgiões dentistas também estarão realizando exames para detecção precoce do câncer bucal.

De acordo com a assistente social Rejeane Barros, uma das coordenadoras da ação, a UBS funciona normalmente de segunda a sexta-feira, mas vai abrir as portas excepcionalmente em um sábado para atender exclusivamente o público masculino.

 “Aproveitamos o Novembro Azul para desenvolver estratégias com o objetivo de atrair esse público para dentro da UBS e incentivar a participação nas ações de promoção à saúde e prevenção de doenças. Por isso os profissionais farão um esforço a mais para oferecer todos os serviços em um sábado, quando os homens serão a única prioridade no atendimento”, afirma Rejeane Barros.

 *Com informações da assessoria de comunicação

Publicidade
Publicidade