Publicidade
Manaus
PORTFÓLIO

Agência de Inovação da UEA vai apresentar seu portfólio para atender empresas locais

Trabalhos foram desenvolvidos através dos laboratórios feitos por estudantes e professores especialistas em diversas áreas 10/09/2017 às 05:00
Show equipe
Equipe da Agência de Inovação da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) que atuará no portfólio de negócios.
Rebeca Mota Manaus (AM)

Empresas como a Microsoft, a Dell e o Facebook são algumas das maiores multinacionais do mercado criadas por estudantes e concebidas dentro do ambiente universitário. É por isso que na próxima quarta-feira (13) a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) estará divulgando seu portfólio de negócios que é uma série de trabalhos desenvolvidos dentro da Universidade, através dos laboratórios feitos por estudantes e professores especialistas em diversas áreas. A intenção é atender às necessidades de diferentes empresas, especialmente do Polo Industrial de Manaus. 

Desta forma, a Agência de Inovação da UEA, órgão suplementar vinculado à reitoria, fez uma força-tarefa para identificar as soluções em potencial que pudessem atender o mercado a partir da instituição.  

“Exemplos dessas soluções, na prática, são criações de bebidas, de remédios, robótica para crianças, projetos de P&D e novas formas de procedimentos e tratamentos”, revela  a diretora da agência, Kátia Meirelle.

No portifólio, esses laboratórios são apresentados, bem como suas descrições de serviços ofertados. Trata-se de um primeiro volume e o objetivo é levar aos empresários informações relevantes sobre os ambientes de pesquisa, através dos pesquisadores as soluções que eles poderão encontrar para o desenvolvimento de seus negócios.

“Queremos lançar essa inovação dentro do desenvolvimento estratégico, nós percebemos esse potencial dentro da UEA e temos professores que tiveram formações em faculdades renomadas e experiência nos segmentos. E os estudantes daqui têm a mente ativa para inovar e criar”, destaca.

Desta forma, a UEA pretende se consolidar como uma universidade empreendedora, promotora de talentos e soluções, e capaz de gerar valor ao mercado, à sociedade e à própria universidade.

Soluções
“Queremos com este projeto aproximar a Universidade da Indústria e temos um conjunto de soluções que inclui a Central de Análises Clínicas (CAQ), Laboratório de Jogos (Ludus), Serviço de Anatomia Patológica e Patologia Bucal (Sepat), Laboratório de Aerodesign, Gestão Ambiental, Tecnologia e Inovação (Hub), Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento (Lab P&D), Laboratório de Sistemas Inteligentes (LSI) e Incubadora e Laboratório de Modelagem do Sistema Climático Terrestre (LabClim)”, conta Kátia.

Para o Reitor da UEA, Cleinaldo Costa, nos últimos 50 anos, os investimentos feitos pelas empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) na UEA foram o melhor e o mais importante investimento realizado.

“A UEA posicionou-se, aproximando-se da indústria, entendo as necessidades da indústria do ponto de vista de recursos humanos e formar os profissionais que as indústrias necessitam. A partir daí, esse diálogo com a indústria mudou, estando ambas mais próximas uma da outra e contribuindo para diversas questões do ponto de vista estratégico, decisório e político”, declarou Costa.

Publicidade
Publicidade