Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019
TECNOLOGIA PARA VIDA

UEA e Finep inauguram Centro multiusuário para analises biomédicas

Além da estrutura física com aparelhos que permitem o processamento de mostras e microscópios sofisticados, o resultado das pesquisas irá auxiliar na elaboração de pesquisas científicas



WhatsApp_Image_2019-10-14_at_11.06.17_54AA0BA1-5C6D-4D94-88DA-6414E5113B1D.jpeg Foto: Euzivaldo Queiroz
14/10/2019 às 12:34

A partir de agora, a comunidade científica de todo o Brasil pode contar com um Centro Multiusuário para Análise de Fenômenos Biomédicos (CMABio) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) inaugurado na manhã desta segunda-feira (14) na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA) localizado na avenida Carvalho Leal, Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus. 

 O laboratório, estruturado com equipamentos de ponta como microscópios eletrônico de transmissão e de varredura, e microscópio óptico confocal e de flourescência, permite análise ultra-estrutural e a microanálise de materiais com aplicações em diversas áreas. 



O ganho é no fomento de pesquisas científicas produzidas tanto no Amazonas quanto em outros lugares do país. “Esses equipamentos são ferramentas muito potentes. Então, as nossas pesquisas vão alavancar oportunidades de desenvolver artigos científicos com maior impacto na comunidade científica mundial”, disse o coordenador do CMABio e diretor da ESA, Diego Regalato.

Para a construção do laboratório e aquisição dos equipamentos foram investidos R$ 4 milhões de reais oriundos de um convênio da UEA com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e auxílio da equipe técnico-científica do Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (Cenabio), localizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“A ciência do Amazonas, hoje, tem condições de ver do átomo ao ser vivo completo. E isso é um ganho para a ciência e de grande importância por que aqui temos alunos e alunas que irão desenvolver dentro desse novo cenário. Temos pesquisadores que irão ampliar a capacidade de pesquisa e isso, nos colocar em cenário mundial de desenvolvimento científico”, destacou o reitor da UEA, Cleinaldo Costa.
 
Além da estrutura física com aparelhos que permitem o processamento de mostras e microscópios sofisticados, o CMABio conta também com uma equipe técnica especializada. O Centro está acessível para instituições externas, aberto a parcerias com programas de pós-graduação e prestação de serviços dentro da área do imageamento de amostras através do endereço eletrônico: www.cmabiouea.com.

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.