Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2019
INSCRIÇÕES ABERTAS

UEA está com inscrições abertas para projeto Escola do Meio Ambiente (EMA)

As inscrições podem ser feitas pelo site da instituição. Estão abertas 320 vagas, sendo 40 vagas para cada série do fundamental, do médio e uma do EJA



788e0d5b-6c58-497d-ba41-5f275932ffb7_D26F57AB-F807-422D-9676-28D312F11682.jpg Foto: Divulgação
20/04/2019 às 13:43

A Escola do Meio Ambiente (EMA), um projeto da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), está com inscrições abertas para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, do 1º ao 3º ano do ensino médio e para estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Ao todo estão abertas 320 vagas, sendo 40 vagas para cada série do fundamental, do médio e uma do EJA. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site (acesse aqui) até a próxima quarta-feira (24). Pais dos alunos também poderão se inscrever, visando a possibilidade de formação de uma turma especial para esse público.



As atividades da EMA são desenvolvidas por estudantes do curso de ciências biológicas da UEA, sob a supervisão de uma equipe de professores da universidade e apoio de monitores que, voluntariamente, planejam as aulas que contemplam temas atuais ligados à área ambiental - conteúdos abordados por vestibulares e concursos públicos.

Uma das mentoras e atual coordenadora da EMA desde que surgiu, há 12 anos, a professora Elizabeth Santos ressaltou que a principal razão da existência do projeto é o fato das escolas regulares trabalharem superficialmente os temas ambientais em sala de aula. 

‘’Temos uma grande equipe envolvida na Escola do Meio Ambiente (entre professores, avaliadores, monitores e universitários em estágio supervisionado). A cada semestre trabalhamos cerca de 120 temas contemporâneos em nível global, nacional, regional e local’’, destacou a professora, que é doutora em educação ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Monitor da EMA há três anos, o estudante do 9° período de ciências biológicas, Jhonatan Gomes da Silva, é um entusiasta do projeto. Para ele, é uma oportunidade de desenvolver com os alunos um ensino que abrange uma educação política, democrática e cidadã.

‘’A Escola do Meio Ambiente forma professores nos níveis de estagiário, monitor e avaliador numa perspectiva do presente e do futuro que nós, cientistas da educação, temos que ter em nossas mentes. No projeto, já passei pelas experiências de estagiário e de monitor. Assim que me formar na graduação, pretendo voltar como avaliador externo egresso e aspiro a futuramente contribuir como professor universitário e colaborador da equipe’’, projeta ele.

As aulas do projeto serão realizadas todos os sábados, a partir do dia 27 de abril, até o dia 6 de junho, de 8h às 10h para alunos do ensino fundamental e de 10h às 12h para as turmas do ensino médio, na Escola Normal Superior (ENS/UEA), avenida Djalma Batista, Chapada, zona Centro-Sul de Manaus.

Na última aula da temporada, prevista para o dia 15 de junho, serão concedidos certificados de participação aos alunos que obtiverem 70% de frequência, bem como premiação simbólica aos primeiros colocados nas atividades.

Mais informações sobre a EMA podem ser adquiridos pelos telefones (92) 99987-9176 e (92) 99100-2704 ou pelas redes sociais do projeto no Facebook  e no Instagram.

News guilherme 1674 2977771b 6b49 41af 859a ef3c3b62eae8
Repórter do caderno de Cidades - Jornal A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.