Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019
EDUCAÇÃO

UEA oferece aulas gratuitas de Ciências e Biologia para alunos do ensino básico

São 320 vagas para alunos do ensino fundamental e médio. As aulas serão realizadas nos meses de setembro, outubro e novembro



UEA_2B70D9CC-FD1A-482F-9B00-608C40F096DC.JPG Foto: Reprodução/Internet
20/09/2018 às 16:18

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio do projeto de extensão “Clube de Ciências e Biologia”, está oferecendo 320 vagas para alunos do ensino fundamental e médio participarem de aulas gratuitas na área de Ciências Naturais e Biologia. O projeto será realizado na Escola Normal Superior (ENS), no bairro Chapada, Zona Centro-Sul, nos dias 22 e 29 de setembro; 06, 20 e 27 de outubro e 10, 17 e 24 de novembro.

As inscrições podem ser realizadas no site www.doity.com.br/ccbuea ou presencialmente no dia 22 de setembro, caso haja vaga disponível. Na primeira aula o participante deve levar, ainda, copia do RG ou certidão de nascimento. No final do curso, cada aluno receberá certificado.



Ao todo, serão formadas oito turmas: quatro para ensino fundamental e quatro para o médio. Para participantes do 6º, 7º, 8º e 9º ano, as atividades começarão às 8 horas. Já para os integrantes do 1º, 2º e 3º ano, as aulas ocorrerão a partir das 10 horas.

Conheça o projeto

Há 10 anos, o Clube de Ciências e Biologia da UEA realiza atividades para alunos do ensino fundamental e médio. Atualmente, quatro professores egressos da instituição atuam como avaliadores externos do programa. São professores da rede estadual de ensino e que se dispõe a participar efetivamente integrando o corpo docente do projeto.

Os Alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da universidade também participam do projeto. Eles planejam, implementam e avaliam aulas para os participantes, que pretendem se constituir em espaços para vivenciar a ciência.

Durante o curso, os professores usam estratégias de ensino com abordagens participativas para que os alunos compreendam com facilidade os assuntos abordados. Como o tempo na escola é pequeno para a diversidade de temas na área biológica, os docentes preparam alternativas a fim de melhorar a capacidade de aprendizagem do participante.

Para a coordenadora do projeto, professora Elizabeth Santos, o projeto tem dupla finalidade “contribuir para o aprimoramento da formação dos professores de Ciências Naturais e Biologia, bem como fortalecer a aprendizagem dos alunos da rede de ensino na área de Ciências, considerando a posição desconfortável do Brasil nas avaliações internacionais do PISA”.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.