Publicidade
Manaus
ENSINO SUPERIOR

Ufam cai seis posições, mas é a 47ª melhor do País no Ranking Universitário Folha

A Federal é a segunda melhor avaliada da região Norte. UEA subiu seis posições no ranking, mas não aparece entre as 100 melhores na avaliação divulgada essa segunda-feira (1º) 02/10/2018 às 20:24
Show ufam 30dbe0c4 db5c 4068 8d29 da5b4f9dd344
Foto: Arquivo/AC
Vitor Gavirati Manaus (AM)

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) é a melhor instituição de Ensino Superior do Estado, de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF 2018), divulgado essa segunda-feira (1º). A Ufam aparece na 47ª colocação do levantamento que é realizado anualmente pelo jornal Folha de São Paulo.

Com o resultado, a Ufam é a segunda instituição da região Norte melhor avaliada pelo RUF, sendo superada apenas pela Universidade Federal do Pará, que ficou com o 27º lugar. Para avaliar o Ensino Superior brasileiro, o ranking leva em consideração fatores como a qualidade do ensino, a pesquisa, o mercado, a inovação e a internacionalização das instituições.

Entre as amazonenses, aparecem na lista de 200 melhores universidades do País, além da Ufam, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) na 101ª colocação e a Universidade Nilton Lins na 165ª. Unip e Anhanguera, que atuam no Amazonas e em outros estados, estão na 79ª e 162ª posições, respectivamente.

Em relação ao RUF 2017, a Ufam caiu seis posições, deixando o 41º lugar, e a UEA subiu seis lugares, saltando da 107ª posição.

O topo do ranking é ocupado por três universidades públicas: a de São Paulo (USP), a Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Federal de Minas Gerais (UFMG). A instituição privada melhor avaliada no RUF é a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), que aparece na 18ª posição.

Cursos da Ufam e da UEA são destaques

O RUF aponta o curso de Computação da Ufam como o 18º melhor avaliado da área. A graduação em Turismo da UEA é a 23ª melhor do País e a de Física da Ufam é a 33ª.

Entre os pontos avaliados pela Folha para a elaboração do RUF, a Ufam é a 37ª instituição de Ensino Superior mais inovadora do Brasil. A UEA é a 42ª melhor pontuada no quesito internacionalização.

Publicidade
Publicidade