Domingo, 21 de Abril de 2019
publicidade
ufam_40E701E1-6ACC-4E1C-9CE8-B864E04245FB.JPG
publicidade
publicidade

ENSINO SUPERIOR

Ufam e Ifam vão oferecer 3,4 mil vagas no 1º semestre de 2019 por meio do Sisu

Um quarto das vagas é ofertado em seis municípios no interior do Estado. Oportunidades são para cursos tecnológicos, de bacharelado e licenciatura


17/12/2018 às 16:46

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai oferecer 3.475 vagas no Ensino Superior público em instituições do Amazonas na primeira edição de 2019. Apenas um quarto delas está distribuído em seis municípios do interior do Estado. As oportunidades são para cursos tecnológicos, de bacharelado e licenciatura na Universidade Federal (Ufam) e no Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

Meio de acesso às universidades públicas, o Sisu oferece vagas a candidatos que se submeteram ao Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Podem concorrer às vagas os estudantes que fizeram o Enem em 2018 e receberam nota acima de zero na prova de redação. As inscrições serão feitas exclusivamente no site do Sisu entre 22 e 25 de janeiro.

A Ufam concentra 78,2% das vagas (2.719) ofertadas pelo Sisu no Amazonas e o curso de Administração da universidade é o com maior oferta no Estado. São 162 vagas distribuídas entre os períodos noturno (56) e matutino (56) na capital, além de Parintins (25) e Benjamin Constant (25). Pedagogia aparece na sequência com 159 vagas: Benjamin Constant, Humaitá e Parintins, contam com 25 vagas cada, e 84 estão divididas igualmente entre os turnos matutino e vespertino em Manaus.

Mais de 60 cursos são ofertados pela Ufam, como os tradicionais Direito (64 vagas), Medicina (56), Engenharia Civil (28) e Odontologia (21).

O Ifam disponibiliza 756 vagas distribuídas em 20 cursos nos campi de Manaus, Parintins e Presidente Figueiredo. Com exceção do bacharelado em Engenharia de Aquicultura (30 vagas), única opção ofertada pelo Sisu na Terra das Cachoeiras, e do tecnológico em Agroecologia no campus Zona Leste (8 vagas), todos possuem 40. Na lista de cursos do Ifam, estão Engenharia Mecânica, Logística, Produção Publicitária e o tecnológico em Mecatrônica Industrial.

Em todo o País, são ofertadas 235.476 vagas, em 129 instituições. O interessado pode conferir toda a distribuição das vagas no site do Sisu.

Itacoatiara tem mais vagas no interior

Entre os seis municípios do interior do Amazonas com oferta de vagas no Sisu, Itacoatiara é o que possui maior número: 225 para nove cursos, dentre os quais Engenharia de Software (25), Sistema de Informação (25) e Agronomia (25).

Parintins tem 205 vagas, sendo 165 em sete cursos da Ufam e 40 no tecnológico em Gestão Comercial oferecido pelo Ifam. A Ilha Tupinambarana é a única cidade do interior com vagas das duas instituições credenciadas no Sisu. Artes Visuais (15 vagas), Jornalismo (25) e Zootecnia (25) são alguns dos cursos ofertados pela Ufam no município.

Benjamin Constant e Humaitá, com 150 vagas cada, e Coari, que tem 135 vagas, são as outras cidades com vagas da Ufam. Letras - Português e Espanhol (25), Engenharia Ambiental (25) e Fisioterapia (20) são opções de cursos nas respectivas cidades. Presidente Figueiredo conta apenas com as 30 vagas de Engenharia de Aquicultura no Ifam.

Seleção

Os candidatos poderão se inscrever no processo seletivo em até duas opções de vaga, especificando, em ordem de preferência, as suas opções em instituição de educação superior participante, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência.

A primeira edição do processo seletivo de 2019 será constituída de uma única chamada regular e o resultado será divulgado em 28 de janeiro. Já as matrículas ou registros acadêmicos dos candidatos selecionados deverão ser feitas nas instituições para as quais foram selecionados, na chamada regular, entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro. Os escolhidos devem observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio.

publicidade
publicidade
Crescendo nos 70 anos de A CRÍTICA, empresas do AM miram futuro promissor
Famílias do Amazonas vão participar de estudo do MS sobre nutrição infantil
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.