Ufam e Ifam vão oferecer 3,4 mil vagas no 1º semestre de 2019 por meio do Sisu
Um quarto das vagas é ofertado em seis municípios no interior do Estado. Oportunidades são para cursos tecnológicos, de bacharelado e licenciatura 17/12/2018 às 16:46
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai oferecer 3.475 vagas no Ensino Superior público em instituições do Amazonas na primeira edição de 2019. Apenas um quarto delas está distribuído em seis municípios do interior do Estado. As oportunidades são para cursos tecnológicos, de bacharelado e licenciatura na Universidade Federal (Ufam) e no Instituto Federal do Amazonas (Ifam).
Meio de acesso às universidades públicas, o Sisu oferece vagas a candidatos que se submeteram ao Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Podem concorrer às vagas os estudantes que fizeram o Enem em 2018 e receberam nota acima de zero na prova de redação. As inscrições serão feitas exclusivamente no site do Sisu entre 22 e 25 de janeiro.
A Ufam concentra 78,2% das vagas (2.719) ofertadas pelo Sisu no Amazonas e o curso de Administração da universidade é o com maior oferta no Estado. São 162 vagas distribuídas entre os períodos noturno (56) e matutino (56) na capital, além de Parintins (25) e Benjamin Constant (25). Pedagogia aparece na sequência com 159 vagas: Benjamin Constant, Humaitá e Parintins, contam com 25 vagas cada, e 84 estão divididas igualmente entre os turnos matutino e vespertino em Manaus.
Mais de 60 cursos são ofertados pela Ufam, como os tradicionais Direito (64 vagas), Medicina (56), Engenharia Civil (28) e Odontologia (21).
O Ifam disponibiliza 756 vagas distribuídas em 20 cursos nos campi de Manaus, Parintins e Presidente Figueiredo. Com exceção do bacharelado em Engenharia de Aquicultura (30 vagas), única opção ofertada pelo Sisu na Terra das Cachoeiras, e do tecnológico em Agroecologia no campus Zona Leste (8 vagas), todos possuem 40. Na lista de cursos do Ifam, estão Engenharia Mecânica, Logística, Produção Publicitária e o tecnológico em Mecatrônica Industrial.
Em todo o País, são ofertadas 235.476 vagas, em 129 instituições. O interessado pode conferir toda a distribuição das vagas no site do Sisu.
Itacoatiara tem mais vagas no interior
Entre os seis municípios do interior do Amazonas com oferta de vagas no Sisu, Itacoatiara é o que possui maior número: 225 para nove cursos, dentre os quais Engenharia de Software (25), Sistema de Informação (25) e Agronomia (25).
Parintins tem 205 vagas, sendo 165 em sete cursos da Ufam e 40 no tecnológico em Gestão Comercial oferecido pelo Ifam. A Ilha Tupinambarana é a única cidade do interior com vagas das duas instituições credenciadas no Sisu. Artes Visuais (15 vagas), Jornalismo (25) e Zootecnia (25) são alguns dos cursos ofertados pela Ufam no município.
Benjamin Constant e Humaitá, com 150 vagas cada, e Coari, que tem 135 vagas, são as outras cidades com vagas da Ufam. Letras - Português e Espanhol (25), Engenharia Ambiental (25) e Fisioterapia (20) são opções de cursos nas respectivas cidades. Presidente Figueiredo conta apenas com as 30 vagas de Engenharia de Aquicultura no Ifam.
Seleção
Os candidatos poderão se inscrever no processo seletivo em até duas opções de vaga, especificando, em ordem de preferência, as suas opções em instituição de educação superior participante, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência.
A primeira edição do processo seletivo de 2019 será constituída de uma única chamada regular e o resultado será divulgado em 28 de janeiro. Já as matrículas ou registros acadêmicos dos candidatos selecionados deverão ser feitas nas instituições para as quais foram selecionados, na chamada regular, entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro. Os escolhidos devem observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio.
+ Manaus
-
Traficantes roubam lancha do pai de prefeito do AM e...
-
Após impasse, Cade autoriza venda da Eletrobras Amaz...
-
Motorista tenta subornar PM e é preso com 260 kg de ...
-
Internos do socioeducativo com bom desempenho escola...
-
Batalhão de Trânsito da PM completa 7 anos de atuaçã...
-
Setor funerário: agentes lutam contra ilegalidade e ...
-
Paciente aguarda passagem do TFD para voltar ao AM a...
-
Corpo de idoso com tornozeleira eletrônica é encontr...
-
Dez leitos de UTI são inaugurados no Hospital da Zo...
Veja também
- Paratleta do AM conquista bronze na Copa do Mundo de halterofilismo
- Helicóptero vai agilizar atendimento médico a índios no AM e PA
- Batalhão de Trânsito da PM completa 7 anos de atuação no Amazonas
- Paciente aguarda passagem do TFD para voltar ao AM após exames no RJ
- Homem que se passava por comandante-geral da Polícia Militar no AM é preso
- Ufam inicia período de matrículas online de aprovados no Sisu e PSC
- Sine Manaus seleciona para 16 vagas de emprego nesta sexta (15)
- Vice-presidente diz que será um grande aliado da Ufam no governo federal