Sábado, 20 de Julho de 2019
DEBATE

Última audiência sobre apps de transporte é marcada por sugestões de representantes

Motoristas de aplicativos, taxistas e mototaxistas fizeram propostas para a regulamentação do serviço em Manaus



WhatsApp_Image_2019-06-05_at_15.58.42_63A1CA00-0133-40E6-8599-CA102368245C.jpeg Foto: Antônio Lima
05/06/2019 às 17:23

A terceira e última audiência pública que discute a regulamentação do serviço de transporte por aplicativo em Manaus ocorreu nesta quarta-feira (5), na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

A audiência que discute o Projeto de Lei 47/3019 teve início às 14h40 e cada representante de categoria e entidades ligadas à mobilidade urbana teve três minutos para fazer observações e apresentar propostas.

Apenas os representantes das categorias de motorista de aplicativos, taxistas e mototaxistas puderam acompanhar a audiência no Plenário. Os demais acompanharam as discussões do lado de fora da Câmara.

Anderson Souza, representante dos mototaxistas, defendeu que os motoristas de aplicativo sejam regulamentados e autônomos, assim como ocorreu com os mototaxistas, e afirmou que empresas como Uber e 99 táxis não dão assistências necessárias em casos de roubos. "Criem uma regulamentação para vocês e não para empresas milionárias", argumentou.

Alexandre Matias, representante da Uber e 99 Táxis, defendeu que carros com até dez anos de fabricação possam atuar nas plataformas. Atualmente são cinco anos.

"Provavelmente vai ficar em oito anos. Se ficar em cinco anos vai sair cerca de 30 a 40% dos motoristas, até porque a frota de Manaus é uma das mais antigas de toda região Norte. Essa análise foi repassada para alguns vereadores. Apresentamos também uma lei que já existe em Fortaleza, na qual a cada 100, 200 motoristas cadastrados, será feito tantos quilômetros de pavimentação, o que faz os aplicativos segurarem mais o motoristas e também a limitar", opinou Matias.

Receba Novidades

* campo obrigatório
Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.