Quarta-feira, 22 de Setembro de 2021
MOVIMENTO ESTUDANTIL

UNE fará manifesto contra mudanças nas políticas de cotas

Carta será entregue ao Congresso Nacional durante posse política da nova presidenta da entidade, a amazonense Bruna Brelaz



BRUNA_BRELAZ_64D2E609-60E7-4A9E-9733-8CCFCD7EFF76.jpeg Foto: Arlesson Sicsu
27/07/2021 às 17:40

A União Nacional dos Estudantes (UNE) prepara carta ao Congresso Nacional sobre a importância de manutenção da legislação brasileira de cotas, que será revista no próximo ano. A intenção da entidade é posicionar-se contra qualquer tentativa de retrocesso  e, ao mesmo tempo, se apresentar como peça-chave em discussões sobre o tema. 

“Queremos contribuir para esse debate. As cotas configuram um importante meio de acesso ao ensino”, explica a presidenta eleita da entidade, a amazonense Bruna Brelaz. Em visita ao jornal A Crítica, na tarde desta terça-feira, 27, ela revelou que a carta sobre a Lei de Cotas deve ser  entregue aos parlamentares em agosto, durante sua “posse política” no comando da entidade, que deve ocorrer em Brasília. 



A Lei de Cotas (Lei n° 12.711/2012) completará dez anos em 2022 e, como previsto em seu artigo 7°, será revisada pelo Congresso Nacional.

PRIMEIRA PARADA APÓS ELEIÇÃO

Eleita no último dia 17, Bruna já está cumprindo agenda como presidenta. Sua primeira parada na série de viagens que fará pelo País é em Manaus, onde fica até sexta-feira. Amanhã, ela participará de conversas com centros acadêmicos e com representantes de estudantes indígenas.

Na pauta, revela, um tema é recorrente: a necessidade de tirar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) do poder. “Vamos seguir nas ruas pelo impeachment. Não há diálogo possível com o atual governo porque eles não tem projeto para a educação”, afirma Bruna.

A presidenta da UNE avalia que a volta das aulas presenciais, após a vacinação em massa da população, vai reforçar esse movimento anti-Bolsonaro pois as escolas e universidades são, por tradição, espaços de resistência.

News aruana ea80df95 522f 4443 8add db2f78bb3192
Jornalista
Jornalista formada na Ufam, começou no jornal A Crítica como estagiária em 1999. Hoje é diretora de conteúdo. Segue apaixonada pelo ofício de contar boas e difíceis histórias.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.