Publicidade
Manaus
Saúde

UBS do bairro São Francisco é reinaugurada nesta terça-feira

UBS foi reinaugurada na manhã de hoje pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, juntamente com o secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão. 28/06/2016 às 15:19 - Atualizado em 28/06/2016 às 18:08
Show ubs
A UBS fica localizada na rua Rodolfo Valle, bairro São Francisco (Antônio Menezes)
Silane Souza Manaus (AM)

Com previsão para atender um total de 30.720 pessoas por ano, a Unidade Básica de Saúde (UBS) São Francisco reabriu, nessa terça-feira (28), suas portas na rua Rodolfo Valle, bairro São Francisco, Zona Sul. A reinauguração da UBS foi feita pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, juntamente com o secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão.

Numa estrutura de aproximadamente 637,21 metros quadrados de área construída, a unidade de saúde de modelo tradicional terá atendimento por demanda espontânea e programada. Essa é a 49ª obra entregue na gestão do prefeito Arthur Neto, sendo a 38ª UBS. “São quase 50 obras entre novas, reformadas e ampliadas de saúde essenciais para a população”, disse Arthur.

O prefeito criticou o reordenamento da Rede de Atenção em Saúde, na capital, anunciada pelo Governo do Estado. “Estou aqui lamentando, mais uma vez, o fechamento dos SPAs, Caimis e Caics pelo Estado, isso não foi nenhum pouco correto e não ajuda. Nós temos uma boa política conjunta de saúde, mas se ele não está fazendo lá, eu estou fazendo aqui”, afirmou.

Uma média de uma obra e meia estão sendo inaugurada por Arthur Neto. Até o próximo dia 30, quase dez obras serão entregues, entre elas o Terminal 2 e a 1ª parte do Centro Social Urbano (CSU) do bairro Parque Dez de Novembro. “O segredo é poupar recurso do custeio para sobrar recurso para investimento é você baixar seu custo toda vez que a arrecadação cai”, destacou.

A UBS São Francisco, reinaugurada no final da manhã desta terça-feira, conta com os serviços de consulta médica (clínico geral, pediatria e ginecologia), consulta de enfermagem, consulta em assistência social, serviço odontológico em atenção primária à saúde, sala de vacina, posto de coleta fixo.

Além de posto de coleta de leite humano (credenciado pela rede nacional de bancos de leite humano), dispensação de medicamentos, triagem neonatal, atendimento e profilaxia da raiva humana, baciloscopia de tuberculose, abordagem sindrômica das DST, administração de medicamentos e aferição de pressão arterial.

A unidade de saúde também oferecerá acompanhamento do programa bolsa família, atividades de promoção e prevenção à saúde, acompanhamento de programas de saúde, curativo e nebulização.

As equipes da UBS são compostas por médicos clínicos, médico ginecologista-obstetra, médico pediatra, enfermeiros, assistentes sociais, cirurgiões dentista, assistentes em administração, auxiliares/técnicos de enfermagem, auxiliares/técnicos em saúde bucal, auxiliares/técnicos em enfermagem, auxiliares/técnicos em patologia clínica e auxiliares de serviços gerais.

Publicidade
Publicidade