Publicidade
Manaus
Manaus

Unidades da rede estadual de saúde realizam atividades alusivas ao Dia das Crianças

Na programação, estão incluídas atividades lúdicas, de incentivo à leitura e às artes, com momentos de pintura, distribuição de brinquedos, brindes, apresentações teatrais e musicais e exibições de filmes educativos e desenhos animados 11/10/2013 às 10:22
Show 1
Além de comemorar a data, a prática de atividades lúdicas, ajuda na recuperação de pacientes infantis
acrítica.com ---

As unidades da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) que atendem ao público infantil elaboraram um cronograma de ações especiais, durante a semana, alusivo ao Dia da Criança , neste sábado (12). Na programação, estão incluídas atividades lúdicas, de incentivo à leitura e às artes, com momentos de pintura, distribuição de brinquedos, brindes, apresentações teatrais e musicais e exibições de filmes educativos e desenhos animados. Além de comemorar a data, a prática de atividades lúdicas, que proporcionem diversão, ajuda na recuperação de pacientes infantis durante o tratamento de diversas doenças, como já foi comprovado por estudos.

Nos Centros de Ação Integrada à Criança  (Caics) as atividades são as mais variadas, nesta sexta-feira (11). No Caic Gilson Moreira, no Conjunto Mundo Novo, Cidade Nova, Zona Norte, haverá sorteio e distribuição de brindes que foram doados, além de brincadeiras realizadas com a participação de servidores da própria unidade, informa a diretora Silvia Carvalho.

O Caic José Carlos Mestrinho, no bairro Alvorada, Zona Centro-Oeste, também realizará atividades voltadas ao entretenimento, com a participação do público infantil atendido na unidade. O local também ganhou decoração especial em homenagem à criançada, de acordo com a diretora Maria de Lourdes de Lima.

Segundo a diretora do Caic Dr. Edson Melo, Suely Maria Queiroz, a unidade de saúde promove, nesta sexta-feira, com o apoio de acadêmicos da Uninorte, a distribuição de kits com guloseimas e uma série de brincadeiras, com a participação de pais e acompanhantes. Programação parecida, desenvolvida por profissionais da saúde, acontecerá no Caic Alexandre Montoril, no Petrópolis, na Zona Sul, conforme a diretora da unidade, Otília Nazaré da Mota. 

No Pronto-Socorro da Criança da Zona Leste, o Joãozinho, a programação teve início na segunda-feira (07). Os pacientes foram recebidos no Espaço da Criança, local instalado próximo às enfermarias e que ganhou decoração especial, para atrair a atenção da garotada. Psicólogas e profissionais do Serviço Social prestaram apoio nas atividades.

Na terça-feira (08), com o apoio da Companhia de Artes Cristã, foram realizadas brincadeiras com palhaços durante a manhã e, à tarde, psicólogas e assistentes sociais participaram de atividades ligadas à pintura. Na quarta e quinta-feira (9 e 10), respectivamente, as brincadeiras foram de cunho educativo, incentivando as crianças a utilizarem técnicas de reciclagem na oficina ‘Brincando de reciclar ‘, no horário da manhã. À tarde, houve exibição de vídeos educativos e de desenhos animados. Na sexta-feira (11), data que antecede o Dia da Criança, os pequenos pacientes se reúnem para ouvir histórias con tadas por funcionários da instituição. A atividade, que tem como objetivo incentivar a leitura, contará com distribuição de brinquedos às crianças internadas no hospital.

Crianças com câncer

Segundo Silvana Costa, psicóloga do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc) que atua na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), a prática de atividades lúdicas contribui para que a criança aceite melhor o tratamento, minimizando a dor, em alguns casos, motivando o enfrentamento à doença. Por conta disso, o Serviço de Psicologia do hospital, que é referência no tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental, vem desenvolvendo programações nesta e em outras datas pontuais, no decorrer dos anos, reunindo dezenas de crianças em tratamento e seus acompanhantes.

Na última quinta-feira (10/10), a equipe de psicologia promoveu um evento comemorativo ao Dia das Crianças, com a presença de palhaços, apresentações musicais, brincadeiras que animaram a festa, e teatro de fantoches, além da entrega de presentes e sorteios de brindes fruto de doação de funcionários e do Gacc. O evento aconteceu no auditório da instituição.

Na tarde desta sexta-feira será a vez do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (Dpcc-FCecon) levar alegria e esperança a quem está internado. Além de kits com brinquedos e doces, que serão entregues às crianças do Ambulatório, as atividades serão desenvolvidas na Brinquedoteca instalada no local e as que se encontram internadas nos leitos, na Enfermaria Pediátrica, também receberão a visita da equipe, que estará acompanhada de voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer, e irá presenteá-las com brinquedos e a leitura de histórias infantis. Tudo acontecerá no horário da manhã.

Publicidade
Publicidade