Publicidade
Manaus
ELEIÇÕES

Presídios de Manaus não terão seções durante as eleições de domingo (7)

Segundo secretaria, decisão se deu porque muitos detentos não estão aptos a votar nas penitenciárias da capital. Eles poderão justificar a ausência 04/10/2018 às 09:29
Show jo o sim es 9f8c0dc5 2010 4194 9310 2537ecdbcbee
Os presos da capital poderão justificar a ausência no processo democrático (Foto: Divulgação)
Amanda Guimarães Manaus (AM)

As unidades prisionais de Manaus não terão seções especiais durante as eleições gerais 2018 no próximo domingo (7). Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), a decisão se deu porque muitos detentos das penitenciárias da capital não estão aptos a votar. Os presos poderão justificar a ausência no processo democrático.

Por meio de nota, a assessoria de imprensa da Seap informou que "apesar do Termo de Cooperação Técnica para instalação das seções especiais nas Unidades Prisionais entre a Justiça Eleitoral e a secretaria, de moto a cumprir a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), essas acabam por torna-se inviáveis diante do pequeno números de presos aptos a exercer ao voto".

O órgão também informou que muitos presos também não atendem as exigências eleitorais. A Seap relata que alguns custodiados estão com títulos de eleito suspensos, condenação criminal transitada em julgado, entre outras irregularidades.

Por conta disso, a secretaria destaca que a Justiça Eleitoral do Amazonas disponibilizará aos custodiados do sistema prisional "a justificação de ausência do voto onde poderão regularizar sua satisfação eleitoral perante à Justiça".

Publicidade
Publicidade