Publicidade
Manaus
Manaus

Unidades prisionais de Manaus têm número recorde de visitantes durante o Natal

Mais de 10 mil pessoas passaram pelas dez unidades prisionais na capital entre os dias 23 a 25 de dezembro. Visitas se estendem até este domingo (27) 26/12/2015 às 11:44
Show 1
A Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) registrou o maior número de visitantes entre as unidade: 3.285 pessoas
ACRITICA.COM ---

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que 11.152 pessoas visitaram as dez unidades prisionais de Manaus até a última sexta-feira (25), alcançando um recorde de visitantes no sistema prisional.

Os presídios receberão visitas de Natal até este domingo (27). Segundo a Seap, nenhuma unidade prisional registrou alteração ou ocorrências graves, como tentativa de fuga, que foi apontada em um áudio que circulou nas redes sociais nos últimos dias.

O secretário da Seap, Pedro Florêncio, explicou que para o período natalino, os dias, horário e número de visitas por interno foram estendidos. “Nos últimos anos as visitas vinham apenas nos dias 24 e 25. Colocamos mais um dia para a visita, iniciando no dia 23”, disse.

“A questão do horário também foi modificada: os familiares estavam permitidos a permanecerem nas unidades até uma hora da manhã. Outro diferencial esse ano é que liberamos mais cinco visitantes por interno, além dos que já estão cadastrados em cada unidade prisional”, explicou o secretário. 

Pedro Florêncio destacou que as visitas são fundamentais para humanizar os internos e que o convívio com a família possibilita o resgate das relações com a sociedade. Durante os três dias 8.367 mulheres, 1.560 homens e 1.625 crianças e adolescentes visitaram seus parentes nas unidades prisionais.

A Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) registrou 3.285 visitantes, tendo o maior número entre as unidades. O Centro de Detenção Provisório Masculino (CDPM) teve 2.447 visitantes no período e o Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) do regime fechado recebeu 2.258 visitantes.

O Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), que passou por duas revistas preventivas nos dias 22 e 23 de dezembro, registrou durante o período 1.577 visitantes. A unidade é a citada no áudio de uma conversa entre um policial e um interno, que indicava que os internos tentariam fugir na noite da última quinta-feira (24).

Pedro Florêncio destaca que durante a noite de véspera de Natal o Ipat não registrou nenhuma ocorrência e as visitas seguiram com tranquilidade. “No Ipat, assim como nas demais unidades, não tivemos nenhum problema ou alteração. Nossas equipes e os agentes da Umanizzare reforçaram a segurança neste presídio, realizando revistas preventivas para garantir que não houvesse tentativa de fuga”, disse Florêncio.

Na Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa foram registrados 1.308 visitantes, no Centro de Detenção Provisório Feminino (CDPF) 486, na Penitenciária Feminina de Manaus (PFM) 94, no Compaj regime semiaberto foram 76, no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HTCP) 16 visitantes e cinco visitantes na Unidade Prisional Semiaberto Feminino (UPSF).

Mais visitantes

O secretário de Administração Penitenciária destaca ainda que os internos tiveram a oportunidade de receber a visita de mais cinco familiares e amigos não cadastrados.

“Além dos que já possuem entrada todos os finais de semana, autorizamos até mais cinco visitantes por interno. Dessa forma as unidades registraram um número consideravelmente maior que o de costume. Mas com a organização e empenho de todos os funcionários e agentes, tudo transcorreu com muita tranquilidade, e todos puderam aproveitar o Natal”, disse Pedro Florêncio.

Na UPP o número de visitantes cadastrados foi de 2.678 e a unidade recebeu ainda 607 pessoas autorizadas para este período. No CDPM o número de cadastrados foi de 2.008 e mais 439 autorizados. No Compaj fechado os cadastrados foram 1.813 e 445 autorizados. O Ipat registrou 1.130 cadastrados e 447 autorizados.

A Cadeia Pública recebeu 1.050 visitantes cadastrados e mais 258 autorizados. No CDPF foram 360 visitantes cadastrados e 126 autorizados. A PFM teve 72 visitantes cadastrados e 22 autorizados, no Compaj semiaberto as visitas cadastradas eram de 51 pessoas e 25 autorizadas. No HCTP o registro nos três dias foi de cinco cadastrados e 11 autorizados e na UPSF todos os cinco visitantes foram autorizados a entrar na unidade para este período.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade