Publicidade
Manaus
MEIO AMBIENTE

Universitária cria projeto para conscientizar crianças para arborizar Manaus

Ana Karolina Cordeiro da Rocha apresentou o projeto na Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia da Faculdade Martha Falcão DeVry, na semana passada 14/05/2017 às 05:00
Show arboriza  o0888
(Foto: Márcio Silva)
Álik Menezes Manaus

Pode até soar estranho, mas Manaus é a segunda capital menos arborizada do País. Diante desse cenário, a universitária Ana Karolina Cordeiro da Rocha, 19, está desenvolvendo um projeto que pretende orientar crianças para deixarem a capital amazonense mais arborizada, bonita e oferecendo a sensação de bem estar às pessoas.

A estudante de pedagogia apresentou, na semana passada, na Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia  da Faculdade Martha Falcão DeVry, o artigo “A importância das árvores no processo de embelezamento das cidades e na qualidade de vida da população”. Segundo a universitária, Manaus não é uma cidade “feia”, mas com um projeto arrojado com o incentivo e o plantio de árvores, a cidade pode ficar ainda mais bonita.

“Sempre achei muito estranho nós estarmos no meio da floresta amazônica, numa região que tem tudo para ser a cidade mais arborizada, e ganharmos o título de uma das cidades menos arborizadas”, contou.

Para a estudante, a capital amazonense é extremamente carente quando o assunto é arborização tanto nos canteiros centrais das vias quanto nos próprios quintais da população. “É muito estranho viver numa cidade assim, nós temos tudo para termos a cidade mais arborizada do País”, disse.

A universitária contou que desde a infância gosta da natureza e foi incentivada pela mãe a ter a cultura da preservação. Foi partindo desses princípios e de discussões em sala de aula que a universitária decidiu fazer uma pesquisa sobre o tema e, posteriormente, desenvolver projetos de incentivo na escola.

“Manaus como um todo é carente de arborização. É uma questão muito séria e precisa de projetos além dos que já existem nas secretarias de meio ambiente. É fundamental envolver a comunidade nessas causas e é por meio das crianças que as famílias podem ser envolver mais nessas questões”, disse.

Busca por parceiros
O trabalho de pesquisa de Ana iniciou no mês de fevereiro e resultou no artigo que foi apresentado na Mostra semana passada. A próxima etapa será buscar apoio em escolas municipais para promover atividades educacionais mostrando a importância de ter uma cidade arborizada e plantação de muda de árvores.

“A gente só defende uma causa quando a conhece de fato. Então, nosso objetivo é desenvolver a prática desse trabalho nas escolas, é orientar e incentivar essas crianças a se preocuparem com o futura da nossa cidade. A arborização deixa a cidade mais bonita e dá mais qualidade de vida às pessoas que nela vivem”, defendeu.

Meta é plantar 25 mil mudas
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas)  informou que  tem investido em projeto de arborização. Segundo a secretaria, o programa Arboriza Manaus, que foi lançado no ano passado, até abril deste ano plantou 19.374 mudas de árvores e 31.148 mudas ornamentais em 154 logradouros públicos. A secretaria informou que praças, canteiros centrais, calçadas, áreas verdes, parques e instituições públicas foram contemplados. A meta é fechar 2017 com mais de 25 mil mudas plantadas.

 

Publicidade
Publicidade