Publicidade
Manaus
REIVINDICAÇÃO

Universitários do Uninorte fazem protesto e fecham rua do Centro de Manaus

Protesto é contra as mudanças metodológicas nas avaliações e contra os aumentos semestrais das mensalidades 26/06/2017 às 18:52 - Atualizado em 26/06/2017 às 22:35
Kelly Melo Manaus (AM)

Alunos do Centro Universitário do Norte (UniNorte) Laureate fecharam uma faixa da rua  10 de Julho no Centro, no início da noite desta segunda-feira (26). O protesto é  contra as mudanças metodológicas nas avaliações implementadas neste semestre.

De acordo com a estudante Juliana Beatriz, do 5° período de Enfermagem, a última avaliação do semestre (que tem peso 2) foi mal elaborada, o que prejudicou os universitários.

“Na minha sala a maioria dos colegas vão ficar reprovados. A prova foi mal elaborada, havia erros das questões e a instituição não aceitou anular. Até hoje o resultado não foi publicado, mas pela conferência do gabarito, todos os alunos perceberam que foram prejudicados”, afirmou.

Ainda segundo os estudantes, nesse semestre foi implementado duas avaliações, uma parcial  (prova específica) e uma prova integradora, que tem peso dois. Para ser aprovado no semestre o aluno deve alcançar média 7. No período passado eram três avaliações obrigatórias e média 5.

Por enquanto o manifesto é  pacífico, mas a Polícia Militar foi acionada para evitar quaisquer problemas.

Os alunos também reivindicam contra o aumento semestral das mensalidades, além de pedirem o cancelamento das disciplinas à distância, que são obrigatórias pelo Ministério da Educação  (Mec).

Nesse momento, os universitários permanecem em frente à unidade 10 e gritam palavras de ordem para chamar a atenção da Reitoria do Centro Universitário.

Por meio de nota, o Uninorte informou que tem compromisso com a qualidade dos serviços prestados aos seus estudantes e que todos os processos avaliativos são realizados de forma criteriosa e transparente.

Segundo a instituição, o novo modelo avaliativo tem a proposta de atestar mais profundamente os conhecimentos adquiridos, usando metodologias ativas. Todo o processo é baseado em conteúdos ministrados em sala de aula ao longo do semestre e analisado por uma comissão composta por profissionais qualificados.

A instituição disse se preocupar com o desempenho de seus estudantes e adotará medidas rigorosas para melhorar os serviços relacionados às avaliações, com o intuito de oferecer celeridade na apuração dos resultados.

Em relação ao reajuste de mensalidade, a instituição segue os índices de inflação do período e a variação de custos que envolvem gastos com pessoal e infraestrutura, entre outros. O aumento ocorre anualmente, de acordo com a Lei 9.870/99, e sempre no meio do ano. 

Publicidade
Publicidade