Publicidade
Manaus
Manaus

Uso da bicicleta como uma alternativa para o trânsito é discutido em Manaus

Movimento Pedala Manaus busca soluções para a mobilidade urbana na capital com o apoio de ONGs de outras cidades 20/06/2015 às 11:23
Show 1
A proposta do encontro é reunir especialistas e adeptos do ciclismo para discutir soluções para a mobilidade urbana
Isabelle Valois ---

Para dar a continuidade à discussão sobre o uso da bicicleta como uma alternativa complementar, principalmente quando se fala em mobilidade urbana, o Movimento Pedala Manaus se prepara para realizar, em agosto, o 4º Fórum de Bicicletas em Manaus.

Para esta edição, o movimento debaterá o tema “Novos rumos da bicicleta no cenário urbano de Manaus” e trará como convidados representantes da Organização Não Governamental (ONG) Transporte Ativo do Rio de Janeiro, Zé Lobo, o representante da Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade), Daniel Guth e o blogueiro do “Ir e Vir de Bike”, de Curitiba, Alexandre Nascimento, todos envolvidos diretamente nas mudanças ocorridas em São Paulo e Rio de Janeiro.

Conforme uma das coordenadoras do Pedala Manaus, Claudia Valente de Oliveira, a ideia do fórum será de estimular o debate sobre o tema, além de proporcionar a troca de experiências. “Com o fórum podemos despertar o interesse da sociedade e do poder público para a necessidade de mudança, a busca de conhecimento, a interação entre os manauaras interessados no tema e as pessoas de outras localidades”, reforçou.

O movimento defende que o fórum apresenta à sociedade a informação de que a bicicleta, além de não poluente, econômica, ocupa pouco espaço, humaniza a cidade e traz benefícios à qualidade de vida dos usuários, com influência positiva sobre a saúde física e mental, economia familiar, meio ambiente, integração social e mobilidade urbana.

“Tenho o privilégio de participar desde a primeira edição e espero a data com ansiedade. É a ocasião em que ‘bebemos na fonte’. Temos a chance de ouvir e conviver com as pessoas que estão transformando a realidade das cidades em que vivem. É quando recarregamos as energias e renovamos as esperanças. Se a mudança é possível tão perto de nós, por que não podemos transformar a nossa realidade também”, questionou Claudia.

Desde que o movimento vem promovendo o fórum da bicicleta, a cada ano o tema escolhido serve como apoio para cobrar a implementação de políticas públicas do município e do Estado e, também, para promover ações e campanhas. No fórum também surgem ideias e ações que são promovidas e realizadas pelo movimento. Levantamento da população, com contagem de ciclistas por zonas e o trabalho voluntário de pedalas nas ruas da cidade semanalmente são alguns dos pontos apontados pela coordenadora. “De alguma forma estamos tentando fazer a diferença em nossa cidade e este fórum é importante pra isso”, concluiu.

Blog: Paulo Aguiar, Coordenador do Movimento Pedala Manaus

 “É perceptível o aumento e a presença de ciclistas nas ruas da cidade. O estímulo ao uso da bicicleta é crescente no cenário urbano, motivado pelo debate promovido pela sociedade civil organizada, que cada vez mais tem insistido em inserir o tema da ciclomobilidade nas pautas de discussão de mobilidade urbana. Alie a isso o próprio caos vivido pelas grandes cidades nesse quesito, que tem motivado a migração de modais, trazendo a bicicleta como alternativa viável de transporte. Entretanto, todos enfrentam dificuldades que comprometem a segurança e limitam severamente o aumento espontâneo do número de ciclistas nas ruas. É comum ver ciclistas como parte do trânsito caótico de Manaus, ainda que não tenhamos infraestrutura e educação necessárias para a garantia da segurança dos usuários de bicicletas, mas mesmo assim a bicicleta já está presente e inteiramente inserida no contexto urbano como alternativa viável de transporte na cidade e é nesse contexto que 4º Fórum de Bicicleta Manaus discute o que a sociedade civil organizada em conjunto”.

Mais Incentivo

O Movimento Pedala Manaus sempre promoveu o uso da bicicleta e atualmente trabalha em projetos para estimular o ciclista iniciante, assim como em ações para garantir sua segurança, por meio de levantamento de dados e da contagem de ciclistas, pesquisas de origem e destino, ações educativas e de conscientização, de modo a evidenciar ao poder público a necessidade crescente de campanhas de educação para o trânsito e infraestrutura cicloviária. Bike Anjo Os ciclistas realizam trabalham de ‘bike anjo’ para ajudar aqueles que desejam pedalar por Manaus. O grupo se reúne às terças e quinta-feiras, a partir das 19h30, na entrada do Parque dos Bilhares, acesso pela Djalma Batista, Zona Centro-Sul.

Serviço

O que é?: 4° Fórum de Bicicleta Manaus

Quando?: 27 a 30 de agosto de 2015

Mais informações?: contato@pedalamanaus.org

Contato?: (92) 98261-8504 e (92)99200-9239


Publicidade
Publicidade