Publicidade
Manaus
Manaus

Usuários reclamam da demora e lotação dos ônibus gratuitos neste domingo (5) de eleições

Mesmo com a demora causando transtornos aos usuários, muitos seguem optando pelo transporte público. Terminais de integração 1,2 e 3 seguem lotados de eleitores insatisfeitos  05/10/2014 às 16:34
Show 1
No terminal 3 muitos usuários reclamaram da demora e da lotação dos ônibus
acritica.com* Manaus (AM)

Muitos eleitores da capital amazonense reclamaram da falta de ônibus em várias Zonas da cidade, que apesar de gratuito, acumula atrasos e irrita quem saiu cedo de casa para votar. De acordo com informações da Superintendência Municipal de Transporte Público (SMTU), Manaus possui uma frota de 1400 ônibus que deveriam circular em normalidade neste domingo (5).

No Terminal de Integração 1 (T1), localizado na avenida Constantino Nery, a média de espera varia entre 40 e 60 minutos. Para Valter Pereira, 35, que mora no Nova Cidade e vota no Centro da cidade, a espera está acima do normal. “Além da demora absurda, a lotação dos coletivos também está como nos dias normais - ou seja, impossíveis”. As linhas 319 e 444 são as que mais recebem críticas.

A movimentação no Terminal 2, situado na Cachoeirinha, Zona Centro-Sul, também é intensa. Reclamações com a demora e principalmente com a sujeira de santinhos foram delatadas por muitos usuários.

Já no Terminal 3, localizado na Zona Norte, a situação é de caos. Muitos usuários estão com os ânimos exaltados com a demora dos coletivos. A lotação também causa espanto.

Mesmo com a demora causando transtornos aos usuários, muitos seguem optando pelo transporte público. O mototaxista José Antônio da Silva está na rua desde ás 4h30, e  até as 11h, faturou apenas R$ 30. “Nas eleições passadas faturamos bem mais do que nesta”, disse.

Garagens com muitos ônibus

O helicóptero da Rede Calderaro de Comunicação (RCCOP) flagrou, ainda pela manhã, várias garagens das empresas de transporte da capital. Na Via Verde, muitos ônibus ocupavam a área. A garagem da empresa Açai apresentava poucos veículos em seu pátio.


Garagem da Via Verde Transportes (Clóvis Miranda/RCCOP)

Em entrevista a rádio A Crítica FM, o superintendente do SMTU Pedro Carvalho, declarou que a frota da capital está rodando como em dia útil e que até agora não foi recebida nenhuma notificação sobre problemas com transporte coletivo.

“Não fomos notificados sobre problemas com a demora dos ônibus, mas o que ocorre é que muitos eleitores aproveitam a gratuidade para passear pela cidade”, disse Carvalho. O superintendente falou ainda, que caso algum usuário flagre alguma irregularidade, uma equipe do SMTU está de plantão atendendo denúncias pelo número 118.

Explicações

Em nota enviada ao Portal ACRITICA.COM, a assessoria de imprensa do SMTU disse que os ônibus mostrados na foto que estão dentro da garagem da  empresa Via Verde, "não pertencem a frota operante da empresa". "Os veículos já haviam sido lacrados pelo TRE por não estarem mais em operação", diz o comunicado.

A assessoria também explica que os veículos mostrados na garagem da empresa Açaí pertencem a frota operantes de sete linhas que tem na garagem o seu ponto inicial e final. A frota total dessas sete linhas é de 60 ônibus e a cada viagem realizada os ônibus fazem uma parada curta, para intervalo dos trabalhadores rodoviários.

*Com informações das repórteres Ana Celia Ossame e Jéssica Vasconcelos

#Confira galeria de imagens

Publicidade
Publicidade