Terça-feira, 22 de Outubro de 2019
PREVENÇÃO

Vacina antirrábica foi aplicada em mais de 234 mil cães e gatos em Manaus, diz CCZ

Foram imunizados 170.319 cães e 64.225 gatos nas zonas rural e urbana da capital



vacina_1D27445D-F88B-448B-A957-0065762F0919.JPG Foto: Divulgação/Semsa
24/02/2019 às 14:14

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) finalizou a 39ª Campanha de Vacinação Antirrábica Animal com a imunização de 234.544 animais, atingindo 100,09% da meta estimada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Foram imunizados 170.319 cães e 64.225 gatos nas zonas rural e urbana da capital.

As ações da 39ª Campanha foram desenvolvidas na área rural, terrestre e fluvial, atingindo as comunidades localizadas nas calhas dos rios Negro e Amazonas, assim como as localizadas nas comunidades ao longo da rodovia AM – 010 e da BR – 174.



Já a etapa urbana da campanha, iniciada no dia 3 de dezembro de 2018 e encerrada no dia 2 de fevereiro deste ano, contou com a participação de 187 profissionais contratados por meio de processo seletivo para atuação como vacinadores e registradores, utilizando o sistema de vacinação casa a casa nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste.

A metodologia da campanha também incluiu a oferta da vacina em dois postos fixos para facilitar o acesso dos usuários ao serviço, um na sede do CCZ, no bairro Compensa, zona Oeste, e outro no Shopping Phelippe Daou, no bairro Jorge Teixeira.

Segundo o diretor do CCZ, Francisco Zardo, a campanha de vacinação antirrábica realizada anualmente tem como meta imunizar no mínimo 80% da população canina e 100% da população felina estimada no município de Manaus, conforme orientação do Ministério da Saúde.

“Em Manaus, a campanha atingiu 99,95% da população canina estimada e 100,49% da população felina. São resultados considerados satisfatórios e que dão segurança para a proteção de cães e gatos contra o vírus da raiva e, consequentemente, previne também a raiva humana”, afirma Francisco.

Além das ações de campanha antirrábica, a vacina continua disponível para cães e gatos durante todo o ano. Os interessados podem procurar a sede do CCZ, localizada na avenida Brasil, s/n, bairro Compensa, ao lado do CAIC, das 7h às 17h.

Zoonose

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o ser humano. É considerada uma zoonose, ou seja, é uma doença que pode ser transmitida dos animais para o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda, letal em aproximadamente 100% dos casos.

É transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, mas também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais. A vacinação anual de cães e gatos é uma medida eficaz de prevenção da raiva nesses animais e, consequentemente, da raiva humana.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.