Publicidade
Manaus
saúde

Vacina contra os quatro subtipos da dengue já está disponível em Manaus

Medicamento chegou esta semana à capital e, por enquanto, a imunização será feita apenas na rede privada Vacinar 03/08/2016 às 22:48
Show  ndicefdfdfdfdf
Vacina é tetravalente, protegendo contra os quatro subtipos virais da doença e é indicada para pessoas de 9 a 45 anos
Lucy Rodrigues Manaus (AM)

O primeiro lote de vacinas para a prevenção da dengue chegou esta semana em Manaus. A Dengvaxia, produzida pela empresa francesa Sanofi Pasteur, é a primeira e única vacina contra a doença aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Por enquanto, a imunização só será feita na rede particular e na capital amazonense estará disponível na clínica Vacinar.

“A vacina é tetravalente, protegendo contra os quatro subtipos virais da dengue e é indicada para pessoas de 9 a 45 anos, que foi a faixa etária em que os testes foram feitos e se demonstrou mais eficaz. Ela deve ser aplicada em três doses, com intervalos de seis meses. Após esse período não há histórico de revacinação”,  explica a proprietária da clínica, a médica Amanda Alecrim. Isso significa que  a proteção total só se conquista depois de aproximadamente um ano.

A promessa do fabricante é de proteção de 93% contra casos graves da doença, redução de 80% das internações e eficácia global de 66% contra todos os tipos do vírus.

“A gente acredita que essa vacina terá um impacto positivo muito grande no combate à doença, pois para o mosquito contaminar alguém precisa primeiro picar uma pessoa que já esteja contaminada, ou seja, com vírus no sangue. Assim, o vírus entra no mosquito e só na próxima picada é que é injetado no sangue de outra pessoa suscetível e a contamina. A vacina diminui o número de indivíduos contaminados. Portanto, os mosquitos continuam picando as pessoas, só que não há mais vírus nelas. Ou seja, indiretamente todos ficamos protegidos”, explica Alecrim.

Entre as contra-indicações, grávidas, lactantes e pessoas com a imunidade comprometida. Também vale ressaltar que a vacina não protege contra o Zika e a Chikungunya, portanto, os cuidados no combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti devem continuar.

Proteção

A vacina é tetravalente, protegendo contra os quatro subtipos virais da dengue e é indicada para pessoas de 9 a 45 anos. Por enquanto a imunização será feita apenas na rede privada, e em Manaus na Vacinar.

A doença

390 milhões  de pessoas por ano são atingidas pela dengue, sendo que mais de 90 milhões desses casos são graves e o restante, leve ou assintomático. A doença é caracterizada por febre alta, dores nos olhos e articulações e manchas vermelhas pelo corpo.

O quê:  Vacina contra a Dengue

Onde:  Clínica Vacinar: rua Acre, nº 1, quadra 36, Conjunto Vieiralves

Informações: 3584-3600/ Celular: (92) 98234-0041 e vacinarmanaus. com.br

Publicidade
Publicidade