Quarta-feira, 25 de Novembro de 2020
CAMPANHA

Vacinação contra Influenza por drive-thru imunizou 30 mil pessoas em Manaus

Somado ao atendimento domiciliar, número chega a 90 mil pessoas alcançadas. Planejamento agora é de ações para demais grupos de risco



49704541781_bba868b444_c_889C319B-0651-4F0D-90BC-64D4719BB073.jpg Foto: Divulgação
03/04/2020 às 16:33

Iniciada na última sexta-feira (27) e encerrada hoje, a vacinação contra influenza e H1N1 via sistema de drive-thru imunizou cerca de 30 mil idosos, público-alvo desta primeira fase da campanha.

Incluindo o atendimento domiciliar, como o dos cadastrados on-line e áreas cobertas pela Estratégia de Saúde da Família, o alcance chega a 90 mil pessoas em Manaus.



O balanço da atividade foi divulgado pelo secretário municipal de saúde, Marcelo Magaldi, durante transmissão on-line do balanço da campanha realizada no Facebook. 

A partir de segunda-feira (6), equipes da Semsa vão começar o planejamento de medidas para atender aos demais grupos de risco e o atendimento nos shoppings deverá ser retomado. Por enquanto, será priorizada a vacinação de idosos em casas e condomínios.

A vacina não previne contra o novo coronavírus, mas evita complicações causadas pela gripe no organismo de quem já tenha sido acometido pela doença.

De acordo com Magaldi, o índice de imunizados está próximo da meta estipulada. “Foi uma estratégia que deu certo”, afirmou.

“No primeiro dia, tivemos problemas operacionais, muitas filas e demandas. É uma logística complexa, difícil, que exigiu muitos esforços de servidores que enfrentaram sol e chuva”. O órgão também pretende ampliar a vacinação dos profissionais de saúde. 

“Vamos reavaliar todas ações. Os idosos que se cadastraram no link (da vacinação em casa) podem ficar tranquilos porque, nesse momento, a segurança deles é mais importante”, ressaltou Marinélia Ferreira, chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Semsa (Devae), que também participou da transmissão.

As salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) permanecem fechadas por determinação do Ministério da Saúde, de modo a evitar aglomerações e a propagação do coronavírus.

News d amorim 845c88c9 db97 48fa b585 f1c0cb967022
Repórter de Cidades
Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Além de A Crítica, já atuou em uma variedade de assessorias de imprensa e jornais, com ênfase na cobertura de Cidades e Cultura.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.