Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019
SAÚDE

Vacinação em escolas segue na zona Norte e tem calendário adiantado na zona Oeste

Ao todo, 234 escolas serão contempladas pela ação, que faz parte da estratégia estadual de enfrentamento ao surto da doença na capital



WhatsApp_Image_2018-07-23_at_15.45.20.jpeg
23/07/2018 às 16:08

A ação de vacinação contra o sarampo nas escolas estaduais de Manaus ganhou reforço, nesta semana, e passará a ser feita simultaneamente em duas zonas da cidade. A estratégia, realizada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), órgão da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), segue na zona Norte e contará com o apoio de acadêmicos de Medicina para adiantar o calendário de vacinação das escolas da zona Oeste de Manaus. Na primeira semana de vacinação, 4.300 alunos foram imunizados.

Ao todo, 234 escolas serão contempladas pela ação, que faz parte da estratégia estadual de enfrentamento ao surto da doença na capital. A iniciativa busca imunizar os estudantes que não tem a comprovação da imunização na caderneta, e tem como meta vacinar 230 mil crianças, adolescentes e adultos. As equipes de vacinadores atuam nas escolas durante todo o dia, nos três turnos de funcionamento.



“A vacinação entre escolares é necessária devido ao crescimento do número de notificações na faixa etária que vai de 15 a 29 anos, principalmente. Estudantes finalistas de cursos superiores na área de saúde foram treinados para apoiar esta ação, que é de utilidade pública. Na primeira semana, a recusa por vacinas foi muito pequena, de no máximo três alunos por escola, o que nos leva a crer que alcançaremos o êxito no aumento da cobertura vacinal, na capital, contendo o avanço do surto”, explicou o secretário estadual de saúde, Francisco Deodato.

A ação teve início na zona Norte, região que concentra 35,4% dos casos registrados de sarampo. Em parceria com as faculdades de Medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade Nilton Lins, foi possível adiantar também o calendário de vacinação da zona Oeste.

Na zona Oeste, já foram vacinados alunos das escolas estaduais Maria Amélia do Espírito Santo e Francisca Botinelly Cunha e Silva. Nesta segunda-feira (23), foi iniciada a imunização do 8º Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM), na Compensa. A escola foi prioritária, pois possui 5 mil estudantes matriculados, aumentando consideravelmente a cobertura vacinal no bairro. “Na primeira manhã, aplicamos 500 vacinas, mas tivemos dificuldades, pois nem todos os alunos apresentaram a carteira de vacinação. Esperamos concluir a imunização no CMPM na terça (24), e então seguiremos para as escolas Escola Estadual Gonçalves Dias e Petrônio Portella”, explicou o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque.

Já na zona Norte, a ação atenderá, nesta semana, na Escola Estadual Raimunda Holanda de Souza, localizada no bairro Novo Aleixo. Nos próximos dias, serão imunizados também os alunos das escolas Professor Juracy Batista Gomes (Cidade Nova), Osmar Pedrosa (Cidade Nova), Belarmino Marreiro (Novo Aleixo) e Marcantonio Vilaça II (Cidade Nova).


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.