Quarta-feira, 20 de Janeiro de 2021
ENTREVISTA

‘Vamos ampliar a transparência da gestão municipal’, afirma David Almeida

Ex-presidente da ALE disse que, se eleito, vai ser rigoroso no combate à corrupção e transparente com seu mandato. Confira a entrevista que A CRÍTICA realizou com o candidato



show_David11_3DFC9C2B-EAAB-42E1-98A7-E633FE4F254A.jpg Foto: Arquivo/AC
28/11/2020 às 11:48

Com 51 anos de idade, três mandatos consecutivos como deputado estadual, em um dos quais presidiu a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), posto que o alçou  à posição de governador interino em 2017,  David Almeida (Avante) disputa hoje o segundo turno em Manaus. 

O que será prioridade em uma eventual gestão?



Vou dar atenção especial ao social e à saúde. Vamos cuidar das pessoas em risco de sobrevivência alimentar, implantando, por exemplo, o Prato Cidadão, para oferecer alimento de qualidade por apenas R$ 1 para quem precisa, o Auxílio Emergencial de R$ 200 para 40 mil famílias, bem como garantir merenda escolar para mais de 240 mil alunos da rede municipal de educação.

Na saúde um dos nossos compromissos é reestruturar a rede municipal para levar assistência médica para as pessoas que moram na periferia. Dentro dessa lógica, nos primeiros seis meses da nossa gestão vamos construir seis Unidades Básicas de Saúde, que vão funcionar como mini-hospitais, devidamente equipados, para atender as demandas da periferia.

Como sua gestão vai cuidar da vacinação contra a covid?

Vamos acompanhar de perto todas as ações de combate à Covid 19 e somar esforços com os governos federal e estadual, usando a experiência do corpo técnico de profissionais da rede municipal de saúde, para fazer o que se fizer necessário para resguardar e proteger a vida das pessoas.

Como o senhor resolverá os problemas do transporte público?

O sistema de transporte coletivo é um serviço concedido pela Prefeitura de Manaus. Portanto, logo nos primeiros dias de trabalho vamos convocar todos os proprietários das empresas de ônibus para conversar e vamos deixar claro que agora a história será diferente. Vamos fiscalizar o cumprimento dos contratos e exigir a renovação da frota em pelo menos 20% ao ano, para proporcionar ao usuário um serviço de qualidade. 

O que pretende fazer em relação aos prédios alugados pela Semed?

Vou avaliar todos os contratos e estudar cada situação, para encontrar a melhor solução para cada um deles. Mas, adianto que a meta de combater desperdícios vai ser aplicada em todas as áreas.

Que medidas o senhor irá adotar para assegurar transparência à sua gestão?

Eu entendo que a transparência é um princípio fundamental da administração pública e por pensar dessa forma vou implementar as medidas que se fizerem necessárias para corrigir possíveis vícios, com o objetivo de disponibilizar à sociedade as informações necessárias sobre todos os atos da administração.

Que participação terão as mulheres no seu secretariado?

As mulheres vão receber atenção especial da nossa gestão. Nós vamos trabalhar valorizando o mérito e premiando resultados.

Como o senhor vai tratar eventuais casos de corrupção na sua gestão?

Nós vamos ampliar a transparência da gestão municipal como forma de enfrentamento a problemas como esse que hoje ocorrem na esfera pública. Diante de eventuais casos de corrupção, nós vamos procurar agir com rigor, para que cada um responda pelos seus atos na forma da lei.

De que forma a eleição 2022 influencia suas estratégias no pleito atual? O senhor vai cumprir o mandato até o fim?

O meu foco é Manaus. Eu vou cumprir os quatro anos de mandato que o povo me conferir no dia 29 de novembro. O meu compromisso é com o povo de Manaus, de trabalhar para preparar a capital do estado para os desafios do futuro.

News larissa 123 1d992ea1 3253 4ef8 b843 c32f62573432
Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.