Publicidade
Manaus
Rompimento de duto

Vazamento de duto deixa moradores da Cidade Nova sem água

Este é o nono vazamento de estruturas de fornecimento de água registrado em Manaus , este ano, de acordo com a Arsam 10/04/2013 às 14:41
Show 1
O duto rompeu durante a madrugada desta quarta-feira(10) na rua 27, núcleo 3 , do bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus
Bruna Souza Manaus

O duto de uma rede secundária de 250 milímetros que abastece a zona baixa do bairro Cidade Nova, na Zona de Manaus, apresentou vazamento na madrugada desta quarta-feira (10) e prejudicou o abastecimento de água para moradores dos núcleos 2, 3, 4 e 15. Este é o nono rompimento e vazamento entre adutoras e redes de abastecimentos registrado na capital em 2013.

Duas equipes da empresa Manaus Ambiental foram até o local, na rua 27, núcleo 3 , do bairro Cidade Nova e,  segundo a engenheira da concessionária, Mônica Coutinho, o restabelecimento do abastecimento de água e  a finalização dos reparos do rompimento devem  acontecer por volta das 13 h.

O vazamento prejudicou o movimento de clientes na Casa de Carne Filé do Boi, situada em frente ao local onde ocorreu o fato. A comerciante Vera Almeida, de 40 anos, lamentou o prejuízo com o incidente e disse que foi surpreendida pelo vazamento  assim que chegou para abrir o estabelecimento comercial.

“Fomos pegos de surpresa com o vazamento de água na frente da casa de carnes, provavelmente deve ter acontecido durante a madrugada. O principal problema foi a queda de movimento no comércio nesta manhã”, declarou.

Representantes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Amazonas (Arsam) também foram ao local para verificar a situação.

Apoio

De acordo com o subsecretário da Seminf, Antônio Peixoto, representantes da Secretaria chegaram ao local assim que foram informados sobre o rompimento, por volta das 6h30, e ainda reclamou da demora da equipe da Manaus Ambiental que chegou depois de uma hora e meia.

“A nossa equipe, assim que ficou sabendo sobre o rompimento veio até o local e a Manaus Ambiental só chegou aqui, por volta das 8h. A secretaria está presente para fiscalizar o serviço da concessionária e dar apoio com equipamentos, material e asfalto se necessário”, disse Peixoto.

Medidas

O chefe de departamento de fiscalização da Arsam, Jorge Caresto, relatou que vai pedir explicações da Manaus Ambiental sobre a demora da chegada da equipe no local e a falta do envelopamento com areia que ajuda na vida útil do duto.

“Vamos verificar o porquê da demora da Manaus Ambiental chegar ao local, já podemos ver que há um problema logístico. Outra coisa que vamos analisar é a falta do envelopamento que ajuda na impermeabilidade dos dutos”, declarou.

Nota

A Manaus Ambiental informou por meio de nota, que o vazamento identificado em uma rede secundária de distribuição, localizada na Rua 27, do Núcleo 3 – Cidade Nova já está sendo eliminado por uma equipe operacional da concessionária.

A previsão é de que o serviço seja concluído no fim da tarde desta quarta-feira (10). Os Núcleos 1, 3, 4 e 15, da Cidade Nova estão com o abastecimento interrompido durante o período de execução do serviço. A normalização do abastecimento de água será concluída em até 24 horas, tendo início logo após o término dos serviços.

Em relação ao reaterro e recapeamento asfáltico, a concessionária informa que é de sua responsabilidade, quando em situações de vazamentos e rompimentos de redes e/ou adutoras, e reitera que possui sim, capacidade técnica e compromisso para a execução desses serviços, como vem apresentando ao longo desses 10 meses de operação.

Publicidade
Publicidade