Publicidade
Manaus
MUDANÇA

Veículos do AM vão ter placas com padrão Mercosul a partir do dia 10

Com o esgotamento das combinações alfanuméricas, novas placas contêm itens de segurança e código bidimensional sobre fabricante, data de fabricação e dados do proprietário 05/12/2018 às 15:54
Show placas 82d1d393 403a 45bc af4d f33a0ffd3d21
Foto: Divulgação
Karol Rocha Manaus (AM)

O Amazonas é o segundo estado do Brasil, a implantar as placas de veículos em padrão estabelecido pelo Mercado Comum do Sul (Mercosul). A mudança inicia a partir do dia 10 de dezembro e neste primeiro momento a obrigatoriedade da substituição da nova placa se aplicará aos novos veículos emplacados, na primeira transferência de propriedade, e na primeira mudança de município.

A nova placa Mercosul, configurações e vantagens foram apresentados à imprensa nesta quarta-feira (5) no auditório do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran), localizado na avenida Mário Ypiranga, Zona Centro-Sul de Manaus.

Na ocasião, o diretor presidente do Detran, Vinicius Diniz, disse que o proprietário interessado na mudança, pode adotar o novo modelo apenas se quiser. “Não vai existir nenhuma obrigatoriedade aos condutores, apenas se o usuário por livre e espontânea vontade querer mudar”.

O novo emplacamento de modelo padrão Mercosul contêm sete itens de segurança, e uma das vantagens é um código bidimensional (QR-Code) que conterá a identificação do fabricante, a data de fabricação, número serial da placa, bem como dados do veículo e do proprietário.

“Para que não haja falsificação das placas, elas terão o fundo branco e a única coisa que irá mudar são as cores dos discos alfanuméricos. Apenas os agentes de trânsito e policiais terão acesso a toda a identificação. Com a implantação da tecnologia, só temos a ganhar, a placa é totalmente segura”, explicou o diretor.

A razões para a mudança e implementação das novas placas no Brasil é que as combinações alfanuméricas existentes hoje já estão se esgotando. Com a placa de modelo Mercosul, o número de combinações terão um salto de 450 milhões novas placas no país.

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) estabeleceu até o dia 10 de dezembro de 2018, como data limite para implantação do novo modelo de placa no Estado do Amazonas.

“Há uma determinação judicial para que essa mudança ocorra, o Detran tem um cumprir a determinação. O que estamos implementando hoje, não tem nada elaborado pelo Estado do Amazonas. Achamos a mudanças importante sim mas tudo surgiu em Brasília”, disse o gerente de emplacamento e vistoria do Detran, Amurinê Tomaz.

Mudanças

Ao contrário do que acontece atualmente, em que a cor de fundo da placa muda conforme a categoria do veículo, nas novas placas, a cor do fundo será sempre branca. As cores estarão nas letras e nos números.

“Se for preto, o veículo é particular; quando for vermelha, é comercial, ou seja, é de aprendizagem utilizada por autos-escolas ou o veículo é de aluguel como taxis; o azul são os veículos oficiais, prefeitura e estado. O dourado significa que os veículos são diplomatas, tribunais. E por fim a cor cinza são os veículos de coleção”, explicou Tomaz.

Publicidade
Publicidade