Domingo, 25 de Agosto de 2019
ENSINO SUPERIOR

Veja 9 atitudes que auxiliam na organização dos estudos para o Enem

Assessora educacional e professora da UniNorte, Marta Rodrigues, deu algumas dicas para fazer uma boa prova



enem_8B63296B-464B-494C-AD84-70437ADF0F6D.jpg Foto: Divulgação
13/08/2019 às 14:58

Estudar e se preparar para qualquer prova não é uma tarefa fácil. Quando o exame se trata do Enem, por exemplo, o desafio é ainda maior, visto que o volume de assuntos com chances de constar na prova é grande e pode se tornar um processo exaustivo. Entretanto, se o candidato souber criar um planejamento de estudos e seguir dicas importantes, a preparação terá resultados efetivos.

A assessora educacional e professora da UniNorte, Marta Rodrigues, orienta os candidatos a adotarem 9 atitudes para atingirem uma boa nota na prova, que estão previstas para ocorrer nos dias 3 e 10 de novembro. Saiba quais são:

1 – Diagnóstico

Segundo a especialista, o primeiro passo é identificar quais áreas o candidato sente mais dificuldade. “Realizar simulados e identificar as áreas que precisa de atividades extras para superar as fragilidades é o primeiro caminho”.

2 – Planejamento

O aluno precisa fazer um cronograma de conteúdos a ser seguido com dia, hora e os assuntos para estudar e revisar. É indicado preparar o material da semana no domingo e organizar os conteúdos de acordo com o edital cobrado no Enem. “Todo dia é preciso ter conteúdo novo e revisão do que já foi estudado. Desta forma, não ficará matéria pendente”.

3 – Ambiente

Manter-se em um ambiente livre de barulhos e interrupções para estudar é primordial. Em várias cidades, inclusive em Manaus, há salas de estudos coletivas para quem deseja se preparar para algum exame.

4 – Simulados

Fazer simulados é um exercício importante para se familiarizar com as questões do Enem. “Semanalmente, faça simulados com omesmo número de questões do Enem. Utilize as das edições passadas e analise seus resultados. Identifique suas fragilidades paracorrigi-las e superá-las. Ajuda muito na assimilação e memorização dos conteúdos a organização de resumos, mapas mentais, esquemas e mapas conceituais”.

5 – Videoaulas

De acordo com a professora, usar a tecnologia a favor dos estudos também pode fazer a diferença na hora da prova. “Pesquise os conteúdos mais consistentes e atuais com o material do Enem. Baixe os conteúdos de acordo com seu cronograma e inclua as videoaulas nas suas sessões de estudos.”

6 – Atividade física

Engana-se quem pensa que o Enem é apenas uma maratona de estudos. Relaxar e gastar energia suando a camisa também é indicado na preparação. “Está cientificamente comprovado que atividades físicas regulares ajudam na aprendizagem, concentração e disposição. Desta forma, reserve uma hora do seu dia para realizar atividades físicas”.

7 – Alimentação

A alimentação no processo de estudos não precisa ser baseada apenas em café e lanches. Um cardápio equilibrado traz mais disposição e oferece as ferramentas necessárias para ativar maior concentração e foco. O aluno deve incluir na rotina a ingestão de legumes, verduras, proteínas e frutas, além de hidratar-se constantemente.

8 – Sono

Definitivamente, é preciso esquecer a ideia de que “virar” noites estudando é a única forma para assimilar o conteúdo. “Recomenda-se uma rotina de 6 horas de estudos por dia e dormir no mínimo 7 horas por noite. O descanso ajuda na aprendizagem e concentração, além de contribuir para a sensação de bem-estar, disposição e motivação para cumprir seus compromissos acadêmicos”.

9 – Autoavaliação

Separar um dia para organizar a semana tem grande valor nos meses que antecedem o Enem e mais que isso, é preciso acompanhar os avanços. “Aos domingos, quando for organizar sua semana de estudos, faça uma avaliação analisando seu cronograma com os resultados dos simulados e evolução da aprendizagem. Identifique onde precisa ajudar o foco e planeje novamente”.

Campanha

A UniNorte lançou no Jornal A Crítica uma campanha voltada aos candidatos que estão se preparando para as provas do Enem2019. Nas próximas semanas, os leitores do jornal impresso e do portal terão acesso a um link promocional que dá direito a isenção de matrículas e descontos de 50% nas mensalidades. No jornal impresso, é possível resgatar o voucher promocional que está sendo distribuído nos fascículos de domingo.

Aqui no portal os links estarão dentro das matérias especiais que serão publicadas até a semana da prova.

Receba Novidades

* campo obrigatório
News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.