Publicidade
Manaus
HORÁRIOS

Veja como funcionam unidades de saúde e comércio em Manaus nesta segunda (2)

Ponto facultativo devido ao jogo do Brasil contra o México pelas oitavas da Copa da Rússia altera também a coleta de lixo. UBSs não abrem e lojas e shoppings têm horário especial 01/07/2018 às 16:39 - Atualizado em 01/07/2018 às 18:18
Show 1torcida
Foto: Arquivo A Crítica
Vitor Gavirati Manaus (AM)

A partida da Seleção Brasileira de Futebol contra o México, válida pelas oitavas de final da Copa do Mundo na Rússia, vai alterar o horário de funcionamento de serviços de saúde, shoppings e comércio em Manaus nesta segunda-feira (2). O confronto começa às 10h pelo horário de Manaus e vale uma vaga nas quartas de final do Mundial. Em caso de derrota o Brasil dá adeus à competição.

Confira como fica o horário de funcionamento das unidades de saúde e espaços comerciais da capital.

Saúde

Conforme o decreto 4.380, de 12 de junho, a Prefeitura de Manaus decretou ponto facultativo nesta segunda-feira (2). Com isso, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Policlínicas, Centros de Especialidades Odontológicas, Laboratórios, Farmácias Gratuitas e Centros de Atenção Psicossocial administrados pelo Município não vão funcionar.

Já as unidades ambulatoriais da rede estadual de saúde vão atender apenas das 13h às 17h30. “As consultas pré-agendadas para o período da manhã nas unidades ambulatoriais estão sendo remarcadas para data próxima, pela equipe do Sistema de Regulação (Sisreg). É o caso dos Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimi), dos Centros de Atenção Integral à Criança (Caic), das Policlínicas e Fundações. Os pacientes serão contatados por telefone fixo, celular ou mensagem de texto SMS”, informou a Secretaria Estadual de Saúde por meio de nota.

Estarão funcionando, em regime de plantão, na capital, os Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Sales, os prontos-socorros e as maternidades administradas pelo Estado, além do serviço de emergência do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro.

Os atendimentos na Maternidade Moura Tapajóz, administrada pela Prefeitura, no bairro Compensa, Zona Oeste, não sofrerão alterações.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também irá manter o plantão 24h, atendendo as chamadas telefônicas de urgência pelo número 192.

Shoppings

Na Zona Centro-Sul de Manaus, o Manauara Shopping, na Zona Centro-Sul, vai abrir 30 minutos após o término da partida e funciona até as 22h.

As lojas e as praças de alimentação do Amazonas Shopping, na Zona Centro-Sul, vão funcionar a partir de 12h30. Caso a partida vá para a prorrogação ou disputa de pênaltis, estendendo a duração da disputa por uma vaga nas quartas de final da Copa, o centro de compras abrirá 30 minutos após o fim do jogo.

Os shoppings Ponta Negra, na Zona Oeste, Millennium, na Zona Centro-Sul, e Sumaúma, na Zona Norte, também abrem as portas às 12h30.

A praça de alimentação do Manaus Plaza Shopping, na Zona Centro-Sul, vai abrir às 10h. Já as lojas do estabelecimento começam a funcionar às 13h.

No Shopping Via Norte, Zona Norte, as lojas e a praça de alimentação vão funcionar a partir das 10h.

Comércio

De acordo com a Federação do Comércio do Estado do Amazonas, as lojas no Centro da capital amazonense vão funcionar apenas a partir das 13h.

As Galerias dos Remédios e Espírito Santo, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, todos no Centro, e o Shopping T4, na Zona Norte, vão funcionar em horário normal, segundo a Subsecretaria Municipal do Centro Histórico (Subsemch).

Nas praças de alimentação dos três centros de compras, telões instalados irão transmitir a partida entre Brasil e México. As galerias e o shopping T4 abrem às 8h. Enquanto o Mercado Municipal às 6h.

Limpeza pública

Também devido à partida entre Brasil e México, o serviço de coleta de lixo domiciliar sofrerá alterações nesta segunda (2). De acordo com a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), o primeiro turno da coleta — das 6h às 14h — iniciará uma hora antes, às 5h, cumprindo uma pausa na hora da partida às 10h e retomando o roteiro normalmente de onde parou logo após o jogo.

Os demais serviços da Semulsp, como capinação, mutirões de limpeza, jardinagem, igarapés e serviços em cemitérios não sofrerão alteração, seguindo a programação normal.

Outros órgãos

O jogo entre Brasil e México também altera horários de funcionamento em outros órgãos públicos, como o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), que vai atender das 14h às 17h na sede e nos postos descentralizados. Segundo o departamento de trânsito, usuários com agendamento pela manhã serão atendidos à tarde, por ordem de chegada, a partir das 14h. Aqueles não tiverem disponibilidade, poderão reagendar o atendimento para nova data ou comparecer ao local de agendamento na terça (3).

O Instituto de Proteção Ambiental (Ipaam) também vai mudar o horário de atendimento nesta segunda-feira (2) para 14h às 18h.

Já na Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), o atendimento em todas as unidades da instituição estará suspenso durante todo o dia. O atendimento será mantido apenas em sistema de plantão para as áreas de família, cível, criminal, idoso, infância e juventude, das 8h às 17h, na unidade localizada na rua Francisco José Furtado, 210, bairro São Francisco, Zona Sul.

Publicidade
Publicidade