Publicidade
Manaus
Manaus

Velocidade de motoristas põe vidas em risco na avenida Campos Sales, na Zona Norte

Motoristas que trafegam pela avenida Campos Sales abusam da alta velocidade colocando em perigo pedestres e ciclistas 27/10/2015 às 10:54
Show 1
Além da alta velocidade praticada pelos condutores de veículos, a avenida Campos Sales está ‘recheada’ de infrações, tais como, estacionamento irregular
silane souza ---

Moradores do entorno da avenida Campos Sales, que interliga os bairros Monte das Oliveiras ao Santa Etelvina, na Zona Norte, reclamam da velocidade com que alguns veículos passam pelo local. Quem mora na região pede a instalação de radares de fiscalização eletrônica, quebra-molas ou outros dispositivos que possam conter os motoristas mais velozes.

De acordo com a dona de casa, Eliana Cruz, 39, a avenida, inaugurada na última sexta-feira pela Prefeitura de Manaus, melhorou a vida dos moradores da comunidade Vista Alegre. No entanto, trouxe a preocupação para os mesmos porque agora os veículos passam em alta velocidade. “Tem que ter uma sinalização ou quebra-mola que possa reduzir a velocidade com que os carros estão passando”, apontou.

Eliana comentou ainda que, no último sábado, ocorreu um acidente entre um carro de passeio e uma motocicleta, que bateram de frente. Conforme ela, o acidente não foi muito grave, mas poderia ter sido. “É uma loucura! As pessoas veem a via sem muito trânsito e apertam o pé no acelerador, não respeitam ninguém e aí acontecem os acidentes, mas eles precisam ter consciência porque mora muitas pessoas aqui”, declarou.

O comerciante, Antônio Cícero Castelo Branco, 49, que mora há 20 anos na comunidade Vista Alegre, destacou que a avenida era uma reivindicação dos comunitários. Mas agora que ela está pronta, muitos veículos estão utilizando e o trânsito ficou “perigoso”. “A via está perfeita, mas ainda falta sinalização em uma de suas saídas, onde tem um cruzamento que fica uma loucura em horário de pico”, afirmou.

Já os motoristas que utilizam a avenida Campos Sales queixam-se do estacionamento em fila dupla que se forma no ponto da via que fica próximo ao Shopping Via Norte, onde tem um terminal de ônibus. Conforme eles, a fila de carros e ônibus atrapalha o trânsito.

O funcionário público, Evandro da Costa Queiroz, 58, relatou que o trânsito sempre fica congestionado na saída para a avenida Arquiteto José Henriques Bento, por conta do estacionamento irregular. “O estacionamento dos ônibus é em frente ao shopping, mas vários deles ficam estacionados na avenida Campos Sales, atrapalhando o trânsito”, evidenciou.

Via com nova estrutura

A avenida Campos Sales, foi inaugurada na última sexta-feira pelo prefeito de Manaus, Arthur Neto. A via foi ampliada e recebeu infraestrutura completa, incluindo ciclovia e iluminação a LED. Com quase dois quilômetros, a nova via interliga as avenidas Arquiteto José Henriques Bento, no Monte das Oliveiras, à rua Nossa Senhora de Fátima, no Santa Etelvina. A obra foi executada pela Seminf.

Denúncia ao Manaustrans

A reportagem levou a reclamação dos moradores e também dos motoristas ao conhecimento do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). O órgão respondeu que a solicitação dos moradores e dos motoristas foi encaminhada para a diretoria de engenharia do Manaustrans e que uma equipe técnica irá ao local ainda esta semana para verificar a situação.

De acordo com o instituto, foram implantadas na avenida faixas de divisores de pista, linha de bordo, placas verticais indicando orientação de fluxo de trânsito, acesso para cadeirantes e duas faixas de pedestres. A via também ganhou nova iluminação com a instalação de 50 luminárias de LED, modelo que já conta com mais de dez mil pontos em toda a cidade.

Publicidade
Publicidade