Sexta-feira, 16 de Agosto de 2019
Manaus

Vencedoras do 42º Concurso Internacional de Redação de Cartas recebem premiação

O concurso teve inscrição de 5.151 cartas de estudantes de até 15 anos de mais de 3 mil escolas públicas e particulares em todo o Brasil



1.jpg Vencedoras, professores e pais participam da entrega dos prêmios do Concurso Internacional de Redação de Cartas
03/05/2013 às 16:21

A premiação de Isadhora Máximo (1ª), 13, do Instituto Dados da Amazônia (IDAAM) e de Camila Queiroz (2ª), 14, da Escola Estadual Nilo Peçanha, ocorreu no edifício sede da Diretoria Regional dos Correios no Amazonas (DR/AM) e foi acompanhada por professores, diretores, pais das alunas e organização do Concurso, nesta sexta-feira (3).

A primeira colocada ganhou um tablet, enquanto a segunda foi premiada com uma câmera digital. A escola da vencedora, IDAAM, recebeu um computador de mesa, e a Escola Estadual Nilo Peçanha ganhou uma impressora multifuncional. A premiação da terceira colocada será a mesma do segundo lugar. A terceira melhor redação foi a de Lívea Correa, 14, da Escola Estadual São Pedro, localizada no município de Maués. Para ela, haverá uma cerimônia de premiação individual, na cidade da estudante.

Os pais de Isadhora, Francisco Máximo e Marinete Máximo, e os de Camila, Oiram Queiroz e Elza Lopes, garantem que o sucesso das adolescentes não é por acaso. “A Isadhora começou a ler as primeiras sílabas antes dos três anos, e hoje já fala inglês fluentemente”, comemora o pai da vencedora.

Ser aplicada e estudiosa também são características da segunda colocada, de acordo com os pais da jovem. “Fiz a carta no mesmo dia em que soube do concurso. Levei menos de duas horas pra concluir”, disparou Camila, que teve como destinatária a presidente Dilma Rousseff.

Com o tema “Escreva uma carta a alguém para lhe explicar por que a água é um recurso precioso”, os concorrentes tiveram o desafio de escrever um texto sensível e criativo. Ao elogiar a iniciativa, a diretora dos Correios no Amazonas, Luquesia Lemos, chamou a atenção para a abordagem utilizada pelas vencedoras. “Enquanto a Isadhora escreveu para uma amiga fictícia chamada Fernanda, a Camila falou com a presidenta Dilma. Ambas nos mostraram o espírito jovial que é capaz de fazer os melhor por elas mesmas, pelo Amazonas, pelo Brasil e pelo planeta”, ressaltou.

Concurso

No Amazonas, foram recebidas 227 cartas de um total de 136 escolas inscritas. A comunicação com as escolas foi realizada por meio de visitas às Secretarias Municipal e Estadual da Educação (Semed e Seduc), além da divulgação por e-mail para instituições públicas e particulares do Estado, parceiras dos Correios incentivando a participação crescente dos estudantes.

*Com informações da assessoria de comunicação dos Correios


Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.