Publicidade
Manaus
Manaus

Vendedores se preparam para o Dia dos Finados em Manaus

Na tarde desta sexta-feira (30), dezenas de vendedores ambulantes começaram a se instalar nas calçadas, nos arredores do cemitério São João Batista 30/10/2015 às 17:29
Show 1
Graça Pequeno chegou no cemitário São João Batista às 4h para garantir o seu espaço
Kelly Melo Manaus (AM)

Quem pretende lucrar durante o feriado de Finados, começa a se organizar na frente dos cemitérios para garantir um espaço para vendas. Na tarde desta sexta-feira (30), o Portal A Crítica verificou que dezenas de vendedores ambulantes começavam a se instalar nas calçadas, nos arredores do cemitério São João Batista, em Adrianópolis, na Zona Centro-Sul.

Além de ocupar a calçada com barracas, mesas, baldes, os vendedores também estão demarcando o “território” com pinturas no chão indicando o responsável pelo ponto. Muitos deles estão no local desde manhã e a expectativa que mais comerciantes cheguem no local no sábado.

A vendedora flores Graça Pequeno, 45, contou que chegou no São João Batista às 4h para garantir o seu espaço. “Todos os anos venho para cá e geralmente os comerciantes chegam antes do feriado para garantir o terreno mesmo. O movimento vai aumentar no final de semana porque ainda tem gente chegando”, afirmou ela.


Há mais de 10 anos, a ambulante Marilucia Santos da Paz, 33, monta barraca de flores e velas em frente ao cemitério para garantir uma renda extra.  Ela explicou que a disputa pelo espaço é grande. “Estou aqui faz duas semanas porque sempre vem muitas pessoas. Quanto mais cedo chegar, melhor é o espaço”, afirma.

Já a cozinheiro Eliete Nunes Pereira, 51, pretende dar uma ajuda a um dos filhos que também improvisou um ponto de vendas de água e refrigerante para conseguir uma renda extra. “É uma oportunidade de ganhar dinheiro. Eu vim para ajudá-lo porque ele tem outro emprego e durante esses dias, nós vamos nos revezar aqui para vender água e refrigerante”, disse ela.

Para organizar o comércio ambulante que se forma no entorno dos cemitérios nessa ocasião, Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo, Abastecimento, Feiras e Mercados (Semtef)  vai intensificar a fiscalização em dois períodos, com 15 servidores volantes no domingo, 1º de novembro, e na segunda-feira, Dia de Finados. Os cemitérios também terão monitoramento de 150 agentes do Corpo de Bombeiros e unidades de resgate.

Publicidade
Publicidade