Publicidade
Manaus
Política, Educação, Projeto de Lei, Profº Samuel, Biblioteca Virtual

Vereador Profº. Samuel propõe a criação de Biblioteca Virtual

Segundo Samuel, a proposta tem como objetivo criar um banco de dados on line com livros didáticos e paradidáticos para serem consultados pelos internautas 08/02/2013 às 15:56
Show 1
Proposta tem como objetivo criar um banco de dados on line com livros para serem consultados pelos internautas
acritica.com Manaus

O vereador Prof. Samuel (PPS) irá apresentar uma indicação ao prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), que prevê a criação de uma Biblioteca Municipal  Virtual voltada a estudantes e ao público em geral. 

Segundo Samuel, a proposta tem como objetivo criar um banco de dados on line com livros didáticos e paradidáticos para serem consultados pelos internautas.

“Hoje, o acesso à internet está mais popularizado com as  lan houses ou com os  pontos gratuitos disponibilizados em áreas públicas. Muitas vezes é mais barato para um estudante acessar a internet em um cyber café que custear  passagens de ônibus para consultar livros em uma biblioteca”, explicou o professor.

Ele disse ainda que apesar de existirem diversos sites de consultas de livros na internet, a implantação de uma biblioteca virtual do município tornaria o conteúdo do acervo muito mais confiável principalmente com informações sobre a história de Manaus e do Amazonas.

“Existem sites  e portais que são acessados por estudantes, mas não fornecem informações com credibilidade. Uma biblioteca virtual com a chancela do município daria confiança às informações divulgadas”, observou o vereador.

Samuel explicou também que a Biblioteca Virtual do município poderia disponibilizar jornais e revistas para pronta informação e pesquisa dos estudantes. “Quem quisesse se informar a respeito das notícias divulgadas em jornais locais ou na imprensa nacional ou ainda ter acesso ao conteúdo de revistas importantes era só acessar a biblioteca virtual da prefeitura”, completou.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), em Manaus, existem 214 bibliotecas municipais, 198 na área urbana e 16, na rural. Para atender a Lei 12.244, de maio de 2010, que estabelece a obrigatoriedade da existência de um acervo de pelo menos um livro por aluno em cada escola do Brasil, um total de 128.020 bibliotecas deveriam ser construídas no país entre os anos de 2011 e 2020. Para isso, seria necessária a construção de 39 unidades por dia, segundo um levantamento realizado pelo movimento “Todos pela Educação”, com base no Censo Escolar 2011.

Para o vereador Samuel, a biblioteca virtual além de ser mais acessada por estudantes também custaria mais barato ao município. “Os custos com a implantação do sistema que daria acesso a milhares de estudantes é muito mais em conta que a construção de bibliotecas físicas. Mas é claro que a estrutura virtual nunca vai sobrepor-se à biblioteca física . Ela serviria como uma estrutura auxiliar”, finalizou o parlamentar.

 

Publicidade
Publicidade