Vereador quer que Prefeitura libere a Faixa Azul para circulação de motocicletas
Para Cícero Custódio, liberação entre as 9h e 15h para veículos de duas rodas seria uma maneira de “desafogar” o trânsito nas principais vias da capital.
O vereador Cícero Custódio, líder do PT na Câmara Municipal de Manaus, protocolou uma indicação sugerindo à Prefeitura de Manaus a liberação da Faixa Azul para a circulação de motocicletas. Segundo ele, a mesma proposta será feita à Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), com a sugestão de liberação da via entre 9h e 15h.
Atualmente podem trafegar na Faixa Azul ônibus articulados e adaptados, veículos de transporte escolar, ambulâncias, táxis, ônibus especiais e carros do Corpo de Bombeiros, das polícias e de órgãos de trânsito, desde que identificados.
Segundo o vereador, esta pode ser uma maneira de ‘desafogar’ o trânsito nas principais vias da capital. “Não sou contra a Faixa Azul, mas ela precisa ter espaço. Para liberar o trânsito, as motocicletas poderiam andar nestas vias”, afirmou ele. “Sabemos que hoje os motociclistas, além do transporte de pessoas, auxiliam na entrega de medicamentos e documentos”.
Ele ressaltou ainda que liberar a faixa é uma “questão de segurança” para os motociclistas. A proposta, segundo o vereador foi solicitada pela categoria. “Infelizmente todos os dias recebemos notícias de acidentes envolvendo motocicletas, talvez com essa ideia de trafegarem na Faixa Azul, será uma solução para o trânsito. Eles poderão andar sem precisar fazer zigue-zagues entre os carros”.
Na manhã de hoje, durante o pequeno expediente, o vereador destacou o adiamento do retorno das restrições de circulação de veículos particulares na Faixa Azul das Avenidas Max Teixeira e Noel Nutels, ambas localizadas na Zona Norte de Manaus. “A SMTU foi muito prudente em descartar o uso da faixa azul prevista para vigorar neste mês. A medida com certeza vai possibilitar melhor fluxo naquelas avenidas”, afirmou.
Ele defende ainda a liberação da Faixa Azul para todos os veículos de 9h às 15h. “Nesses horários tem muito carro e pouco ônibus. Levarei a proposta para a SMTU, amanhã, para que seja discutido”, afirmou ele.