Quarta-feira, 30 de Setembro de 2020
FROTA

Vereadores prometem pelo menos 150 novos ônibus em Manaus até agosto

Às vésperas das eleições municipais, aliados do prefeito Arthur Neto afirmam que 300 novos veículos foram encomendados e que metade deles chega a Manaus até o fim de agosto



ONIBUS111_E02C985B-7EE4-47D0-BF9F-6785FCC6146C.jpg (Fotos: Divulgação)
20/07/2020 às 17:13

Durante a sessão plenária da Câmara Municipal realizada na manhã de hoje (20), vereadores entregaram aos pares um resumo sobre o futuro do transporte coletivo, em Manaus. O vereador Marcel Alexandre (Podemos) disse que 300 ônibus foram encomendado pelo IMMU e o tucano Rosivaldo Cordovil informou que 150 ônibus devem chegar em Manaus até final de Agosto - menos de três meses antes das eleições municipais. 

O líder do prefeito na CMM, Marcel Alexandre (Podemos) lembrou que na reunião da Comissão de Transportes ocorrida na última quinta-feira (16), o Secretário de Articulações Políticas da Prefeitura Municipal de Manaus, Luiz Carijó, sugeriu que três parlamentares da casa visitassem in loco o processo de produção dos ônibus, no Rio de Janeiro.



“Me surpreendeu que o vice-presidente do IMMU estivesse na reunião representando o órgão. Ao ver o calor da situação, o presidente entrou na reunião e nos deu a notícia de que já estavam encomendados os ônibus”, disse.

Marcel afirmou que ficou a encargo do presidente da comissão de transportes, vereador Rosivaldo Cordovil (PSDB) designar quem seriam os vereadores a visitar. “Lógico que se possível um vereador da oposição também estivesse”, salientou.

Marcel informou também que o presidente do IMMU teria dito que os ônibus devem chegar na capital depois de 30 dias após a saída da empresa, localizada no Rio de Janeiro, até Manaus.

“É bom a gente ir logo verificar, para pegar essas datas e trazer essa boa resposta para a cidade de Manaus que está precisando. Soube que está em 300 o número de ônibus até agora, encomendados. Manaus recebeu prioridade para a confecção dos automóveis”, informou.

A reportagem procurou Rosivaldo para solicitar o documento na última sexta-feira (17) mas não obteve resposta. Marcel Alexandre disse também na sexta que iria enviar apenas na segunda-feira (20), mas até o fechamento desta matéria não obtivemos resposta, de igual modo.

Jaildo Oliveira (PC do B), que é do Sindicato dos Rodoviários, solicitou do presidente da comissão o relatório feito pelo IMMU. “Gostaria de solicitar a cópia dos contratos  que foram feitos justamente para a renovação da frota e eu queria saber a modalidade de ônibus”, questionou.

"Se é ônibus convencional, ônibus articulados. Qual o tipo de ônibus que está vindo? Eu quero parabenizar a parceria que a prefeitura está tendo mas não adianta vir ônibus para Manaus para desempregar pai de família. Nós vamos ter uma guerra na cidade de Manaus. Quero dizer que sou totalmente contra qualquer ato que venha a desempregar pai de família. E se vier ônibus para Manaus que tire ou que ameace qualquer pai de família com o desemprego, eu serei totalmente contra”, acrescentou.

Jaildo defendeu também que a população de Manaus não irá aprovar qualquer ato que venha gerar desemprego para mais de 3 mil pais de família. “Eu gostaria de ver esse contrato para mostrar para os empregados e para sociedade”, solicitou Jaildo.

Rosivaldo Cordovil (PSDB) disse que enviaria os documentos aos gabinetes. “Foi passado que até final de agosto Manaus deve receber 125 ônibus. Vamos fazer essa fiscalização in loco para verificar realmente se são ônibus novos, adequados para a cidade de Manaus”, disse.

O presidente da comissão finalizou parabenizando os pares pelo trabalho em prol do transporte coletivo.

Maria Luiza Dacio
Repórter do Caderno A do Jornal A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.