Publicidade
Manaus
IMIGRANTES

Vice-presidente dos EUA desembarca em Manaus para visitar abrigo de venezuelanos

Mike Pence chegou ao Aeroporto Eduardo Gomes às 10h25. Um esquema especial de segurança foi montado para receber o político na capital amazonense 27/06/2018 às 11:41 - Atualizado em 27/06/2018 às 12:29
acritica.com Manaus (AM)

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, desembarcou em Manaus por volta das 10h25 desta quarta-feira (27), no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, para cumprir agenda na capital amazonense, como visitar um abrigo de venezuelanos localizado na Zona Sul da cidade.

Um esquema especial de segurança foi montado para receber Mike Pence e a comitiva dele, inclusive com alterações no trânsito no trajeto do aeroporto até o abrigo e pelo bairro Petrópolis, onde fica situada a Casa de Acolhida Santa Catarina de Sena, uma das duas instituições de Manaus que acolhe imigrantes venezuelanos. Ontem (26), o político se reuniu com o presidente do Brasil, Michel Temer.

Imigrantes venezuelanos

Segundo o Governo do Amazonas, cerca de 200 venezuelanos vivem atualmente em dois abrigos de Manaus após saírem do país de origem devido à crise vivida na Venezuela. Nos abrigos, eles têm acesso a políticas públicas, à documentação e a aulas de português. Além disso, também há venezuelanos nas ruas da capital, que também são encaminhados aos abrigos.

A Casa de Acolhida Santa Catarina de Sena, no Petrópolis, é um centro humanitário administrado pela Cáritas Arquidiocesana de Manaus, com o apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur)

Problema da imigração

Atualmente, o governo do presidente dos Estados Unidos Donald Trump adotou uma política de “tolerância zero” com imigrantes que tentam entrar no território norte-americano pela fronteira com o México. As ações do governo, como separar crianças imigrantes dos próprios pais, vêm, inclusive, sendo bastante criticadas e motivo de decisões judiciais. 

Publicidade
Publicidade