Publicidade
Manaus
Olimpíadas

Vigilância Sanitária inspeciona estabelecimentos para Jogos Olímpicos

Entre os locais a serem vistoriados estão hotéis, motéis, restaurantes e bares. Ação irá ocorrer de forma simultânea na cidade a partir desta quinta-feira (9) 08/06/2016 às 18:05 - Atualizado em 08/06/2016 às 22:30
Show visa manaus
Noventa estabelecimentos devem receber inspeção da prefeitura (Foto: Euzivaldo Queiroz)
acrítica.com* Manaus (AM)

Noventa estabelecimentos comerciais serão inspecionados a partir desta quinta-feira (9) pelo Departamento de Vigilância Sanitária (Visa Manaus). A medida é voltada para a realização dos Jogos Olímpicos na capital.

Segundo a prefeitura, serão foco do Visa Manaus hotéis, motéis, restaurantes, bares, pontos de venda de açaí e cafés da manhã. As fiscalizações irão ocorrer nos turnos da manhã e da tarde. O chamado atestado sanitário acontecerá de maneira simultânea em várias partes da cidade. Cinco equipes compostas por quatro fiscais devem executar os trabalhos.

A ação, segundo a prefeitura, compreende o check-list que integra as atividades de inspeção de rotina realizada pelo Visa Manaus, com a finalidade de assegurar as condições sanitárias exigidas pela legislação brasileira às populações da região, e aos visitantes, que estarão na cidade participando das competições previstas no calendário das Olimpíadas 2016.

"Os estabelecimentos comerciais serão vistoriados progressivamente até o início das Olimpíadas. Nossa ação alcançará, inclusive, restaurantes localizados na orla do rio Negro", explica Fernando Branco, diretor do Visa Manaus. Os resultados produzidos pelas equipes serão fornecidos no mesmo dia, uma vez que cada grupo de fiscais utilizará tablet com internet para o envio das informações.

Check-list

Entre os itens observados na fiscalização estão: vistoria de piso, parede e teto; utensílios, móveis, geladeiras e freezers; colchões, lençóis e rouparia íntegros; uniforme completo dos funcionários, incluindo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); condições sanitárias pessoais dos manipuladores; documentos pertinentes à licença; aplicação dos serviços de controle de pragas; banheiros higienizados e equipados com água, sabão líquido e toalhas adequadas em número suficientes para ambos os sexos; apresentação de planilha de treinamento dos funcionários sobre higienização das mãos; apresentação dos atestados de saúde dos funcionários; ciclo de monitoramento dos resíduos, coleta, segregação e destinações adequadas; acondicionamento adequado dos alimentos; controle de água de consumo e serviços; integridade dos alimentos em relação à qualidade, validade e exposição.                   

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade