Vinte e sete estabelecimentos interditados serão reabertos provisoriamente
A reunião acontece na sede da prefeitura após manifestação ocorrida na manhã desta sexta

Todas as casas interditadas durante a operação de fiscalização, por problemas burocráticos junto aos órgãos municipais foram liberadas para funcionar ontem pelo prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto. As demais, interditas por risco à vida, permanecem fechadas. Das 66 casas interditadas, 27 estão autorizadas a funcionar desde ontem. Outras 39 permanecerão fechadas. As casas que permanecerão fechadas foram interditadas pelo Corpo de Bombeiros e pela Divisão de Vigilância Sanitária.
A decisão foi tomada ontem, por volta das 19h30, após uma longa reunião do prefeito com uma comissão de representantes de casas noturnas, bares e restaurantes, que também envolveu secretários da área. Os empresários concordaram em assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) comprometendo-se a regularizar suas pendências até o dia 8 de fevereiro. Se isso não ocorrer, elas estão sujeitas a perder o alvará de funcionamento definitivamente.
O prefeito também reforçou que a fiscalização vai continuar tanto nas casas noturnas quanto em bares, restaurantes e outros estabelecimentos que envolvam concentração de público. E aconselhou as casas que estão trabalhando em clandestinidade a procurar os órgãos públicos e se ajustarem às exigências formais.
FORÇA TAREFA
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) montou uma força-tarefa formada por servidores que trabalharão na elaboração da minuta do TAC quanto na análise dos processos. “A secretaria está apta a atender a todos que tiverem pendência de licenciamento ambiental, dentro do prazo estabelecido”, destacou a secretária Katia Schweickardt.
O resultado do encontro foi avaliado como positivo por representes dos estabelecimentos. “Saio muito feliz desse encontro, Muitas pessoas dependem dos estabelecimentos e a decisão foi a mais sensata. Agora vamos trabalhar para estabelecer a ordem no setor”, afirmou o empresário Gersino Vendrami, da casa Rancho Sertanejo.
Estão autorizadas a funcionar as seguintes casas:
1. Chariot
2. Planeta Talismã