Publicidade
Manaus
FISCALIZAÇÃO

Visa Manaus faz nova inspeção a restaurantes em flutuantes no rio Negro

A fiscalização tem como finalidade de evitar os riscos à saúde da população da região e visitantes 18/06/2016 às 11:50
Show  ndice
Visa Manaus faz nova inspeção a restaurantes em flutuantes no rio Negro (Foto: José Nildo/Semcom)
acritica.com Manaus (AM)

Fiscais da Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) voltaram, nesta sexta-feira (17)a inspecionar os restaurantes flutuantes "Peixe Boi" e "Doró" localizados nos rios Tarumã e Tarumã-Açu, zona rural de Manaus. 

De propriedade da empresária Ana Maria Sconamiglio, o "Peixe Boi", após uma semana da primeira inspeção, ainda apresentou algumas irregularidades, como a falta de acondicionamento adequado de alguns alimentos, o que levou a inutilização imediata dos mesmos. Contudo, foi inegável, na avaliação dos fiscais da Visa Manaus, a melhoria e adequação à legislação prevista no Código Sanitário de Manaus (Lei 392/97) no que se refere ao item higiene do estabelecimento.

No restaurante da "Doró", também ocorreu o descarte de alimentos in natura por falta de acondicionamento adequado no freezer, além da ausência da mesa de inox para manipulação dos alimentos na cozinha. Após a inspeção, foi expedido o auto de infração pelos fiscais e garantido mais 15 dias para que as pendências possam ser sanadas pelo proprietário que, no ato, não se encontrava no local.

"Nosso trabalho está voltado à orientação de empregados e proprietários com vista à melhoria na manipulação e acondicionamento adequado dos alimentos. Buscamos melhorar a qualidade de produtos e serviços a fim de garantir a segurança alimentar da população que frequenta esses restaurantes na orla fluvial do rio Negro", salienta Ingrid Corrêa, gerente de Vigilância em Serviços, da Visa Manaus.

Para o proprietário do flutuante Sun Paradise, Ronaldo Chlamtac, a melhoria dos serviços e a oferta do alimento sem risco à saúde humana são pré-requisitos para que os estabelecimentos possam sair do amadorismo e oferecer qualidade às pessoas que querem conhecer Manaus. "O público está cada dia mais exigente e os estabelecimentos devem melhorar sua infraestrutura e qualificar a mão de obra", assinala.

Eliminar Riscos

“É uma das preocupações do prefeito Arthur Neto que, não só os visitantes, mas também moradores da cidade tenham serviços de qualidade e alimentação segura, preparada dentro das normas sanitárias. A orientação é eliminarmos os riscos e é isso que nossos fiscais estão fazendo nessa ação”, explicou o secretário da Semsa, Homero de Miranda Leão Neto.

A ação para elaboração do Atesto, documento que assegura que os restaurantes, bares e similares inspecionados estão dentro dos padrões sanitários, compreende a avaliação de itens que compõem um check-list da Visa Manaus, com a finalidade de evitar os riscos à saúde da população da região e visitantes que estarão na cidade de Manaus para assistir as competições previstas no calendário da Olimpíada 2016.

*Com informações da assessoria de comunicação.

Publicidade
Publicidade