Publicidade
Manaus
IMIGRANTES

Visita do vice-presidente dos EUA a abrigo de venezuelanos em Manaus altera o trânsito

Esquema especial de segurança foi montado para receber Mike Pence. Mudanças ocorrem desde aeroporto até abrigo no bairro Petrópolis, Zona Sul 27/06/2018 às 09:56 - Atualizado em 27/06/2018 às 11:56
Show 998
Foto: Agência Brasil
Álik Menezes Manaus (AM)

A visita do vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, a um abrigo de venezuelanos em Manaus vai alterar o trânsito na cidade nesta quarta-feira (27). Um esquema especial de segurança foi montado para receber o político norte-americano. As mudanças vão ocorrer desde aeroporto até à Casa de Acolhida Santa Catarina de Sena, no bairro Petrópolis, Zona Sul. Ontem (26), o político se reuniu com o presidente do Brasil, Michel Temer.

Segundo o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), as interdições serão temporárias e vão acontecer em algumas ruas por onde passará o comboio do vice-presidente. Entretanto, todo o entorno do abrigo no Petrópolis sofrerá interdições enquanto ocorrer a visita de Pence. A previsão para liberação total das vias é somente às 13h.

No bairro de Petrópolis, a rua Álvaro Bandeira de Melo já foi interditada a partir da meia noite desta quarta (27). Já as ruas Bem Ti Vi, Bernardo Michiles, Ótavio Cabral e Aristóteles Bonfim serão interditadas das 10h às 13h. Logo após a visita, as ruas serão liberadas novamente, confirmou o Manaustrans.

Casa de acolhimento

Segundo o Governo do Amazonas, cerca de 200 venezuelanos vivem atualmente em dois abrigos de Manaus após saírem do país de origem devido à crise vivida na Venezuela. Nos abrigos, eles têm acesso a políticas públicas, à documentação e a aulas de português. Além disso, também há venezuelanos nas ruas da capital, que também são encaminhados aos abrigos.

A Casa de Acolhida Santa Catarina de Sena, no Petrópolis, é um centro humanitário administrado pela Cáritas Arquidiocesana de Manaus, com o apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur)

Problema da imigração

Atualmente, o governo do presidente dos Estados Unidos Donald Trump adotou uma política de “tolerância zero” com imigrantes que tentam entrar no território norte-americano pela fronteira com o México. As ações do governo, como separar crianças imigrantes dos próprios pais, vêm, inclusive, sendo bastante criticadas e motivo de decisões judiciais.  

Publicidade
Publicidade