Terça-feira, 19 de Novembro de 2019
Manaus

Vistoria surpresa na ala feminina do Compaj flagra estoques e buraco que seria utilizado em fuga

Se a fuga se concretizasse, a assessoria informou que existiria a possibilidade das 72 detentas do complexo conseguirem fugir pelo buraco, tendo em vista que as mesmas estavam livres dentro da prisão após as trancas das celas serem liberadas



1.jpg As seis detentas da cela onde foi encontrado o buraco durante a revista surpresa foram encaminhadas ao 26º DIP
11/06/2013 às 12:23

Em uma vistoria surpresa na noite de segunda-feira (10), agentes do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe) apreenderam 17 estoques e uma faca que estavam em poder de detentas da ala feminina do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), localizado no KM 8 da BR-174. Na ocasião, foi encontrado um buraco onde fica a tubulação do vaso sanitário da cela 3, ala B, que seria utilizado em uma futura fuga.

A ação preventiva foi coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus) com apoio de policiais militares da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam).



De acordo com a assessoria de imprensa da Sejus, a fuga ocorreria possivelmente nos próximos dias. Se a fuga se concretizasse, a assessoria informou que possívelmente as 72 detentas do complexo conseguiriam fugir pelo buraco, tendo em vista que as mesmas estavam livres dentro da prisão após as trancas das celas serem liberadas depois do último motim no dia 25 de maio.

Durante o motim, as presas fizeram dois agentes penitenciários como reféns. O coronel Aroldo Ribeiro que coordenou a ação policial no dia do motim, informou na ocasião que o principal motivo do conflito foi a reivindicação para liberação de visitas íntimas, a entrada de comida, banho de sol e uma caixa de gelo nas dependências na unidade prisional.

As seis detentas da cela na qual foi encontrado o buraco durante a revista surpresa, foram encaminhadas ao 26º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e autuadas por dano ao patrimônio público. A Sejus informou ainda, que novas medidas de disciplina serão tomadas para evitar novas irregularidades no Compaj.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.