Publicidade
Manaus
Manaus

Vítima de acidente fatal nos EUA é velada em Manaus

Funeral deve ocorrer durante toda a noite desta segunda-feira (13) no Auditório Deputado Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Amazonas. Enterro de Jaqueline será no Cemitério Parque Tarumã nesta terça-feira (14).  13/01/2014 às 19:17
Show 1
Funeral começou por volta das 16h30 após a chegada do corpo
OSWALDO NETO Manaus (AM)

Sentimentos de comoção e tristeza marcaram o funeral de Jaqueline Lopes Marques, 32, vítima de um acidente de trânsito fatal em uma rodovia dos Estados Unidos no dia 4 de janeiro deste ano. O velório iniciou por volta das 16h30 desta segunda-feira (13) no Auditório Deputado Belarmino Lins, na Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), localizada na avenida Mário Ypiranga, Zona Centro-Sul. O corpo deve ser enterrado na terça-feira (14) no Cemitério Parque Tarumã, em Manaus.

Na cerimônia, estiveram presentes familiares, alunos e amigos da vítima, que atuava ministrando aulas de Psicologia nas faculdades Uninorte e Martha Falcão, além de integrar um projeto voltado para a recuperação de dependentes químicos na Fazenda da Esperança, em Manaus. Segundo o universitário Jonathas Aguiar, 29, Jaqueline era respeitada por todos os alunos e profissionais com quem convivia.

“Era uma mulher muito ética, generosa e sempre disponível para compartilhar todo o seu conhecimento. A ficha ainda não caiu só pra mim como pra todo mundo que recebeu essa notícia. É triste saber que uma pessoa tão próxima saiu de férias para se divertir e acabou tendo um fim tão trágico como esse”, refletiu. A professora e mestranda era a filha mais velha de três irmãos, os quais moravam juntos com os pais em Manaus.

Durante o funeral e ainda muito abalada, a família da professora evitou falar com a imprensa. De acordo com Wladja Conde, ex-aluna e amiga de Jaqueline, a demora no corpo se deu pela burocracia americana. “Lá a legislação é totalmente diferente da brasileira para essas fatalidades. Por conta disso, as duas faculdades tiveram que se articular para agilizar o processo de translado”, informou Wladja.

O corpo chegou a Manaus por volta das 6h desta segunda-feira (13) e ficou abrigado na Funerária Almir Neves, no Centro, até seguir para o Auditório Belarmino Lins, onde deve ser velado por toda a noite de hoje. Ainda segundo Wladja, não há informações preliminares de como se encontram as investigações acerca do acidente. “Por enquanto o que sabemos é que o homem é mexicano e habitava ilegalmente o país”, disse.

“Conselheira”

No projeto de reabilitação para dependentes químicos da Fazenda da Esperança, Jaqueline exercia a função de psicóloga, cuja iniciativa é tida como referência na área. Conforme a mãe de um ex-paciente, Elizete Moreno, a profissional era vista como uma “Conselheira”.

“Meu filho largou essa vida há sete anos por causa dela. Era uma mulher extremamente humana, que me contava quais eram as melhores formas de agir com ele naquela época. Depois disso nós mantivemos contato e viramos amigas. Eu devo tudo a ela”, revelou Elizete.

Acidente

O acidente entre a professora de Psicologia Jaqueline Marques ocorreu no último dia 4 (sábado) em uma estrada dos Estados Unidos. Segundo informações de uma amiga da vítima, ela passava férias no país e a mesma afirmou em uma rede social que Jaqueline teria saído da cidade de Los Angeles em direção a San Francisco, no estado da Califórnia.

Na ocasião, a fonte afirmou que a professora estava parada num sinal vermelho quando o acidente ocorreu. Além dela, outro passageiro teria saído ferido, porém não corre risco de vida.

Já informações da polícia de Wasco, cidade onde aconteceu o acidente e que foram divulgadas pela imprensa americana, afirmam que o carro que levava Jaqueline não viu o sinal de parada e avançou de forma irregular pelo cruzamento da rua McCombs com a avenida Palm, quando foi atingido pelo outro motorista.

Publicidade
Publicidade