Publicidade
Manaus
MEDIDA

Vítima de AVC, idosa de 81 anos aguarda materiais de nutrição e higiene

A filha de Raimunda Alves de Souza, 81, afirma que não recebeu os materiais neste mês e que não tem condições financeiras de custeá-los. Susam afirma que entrará em contato com a paciente para regularizar entrega 19/02/2019 às 03:00 - Atualizado em 19/02/2019 às 17:17
Show idosa cd2c52d9 9902 4b6b 9b08 599c6de4c60b
Foto: Divulgação
Luiz G. Melo Manaus (AM)

A aposentada Raimunda Alves de Souza, de 81 anos, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há seis meses e, desde então, vive acamada e totalmente dependente de terceiros, além de só conseguir se alimentar por meio de sonda. Segundo a filha da idosa, Benedita Alves, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) não disponibilizou este mês os materiais de higiene e nutrição que são essenciais para o tratamento de sua mãe.

Em nota, a Susam informou que a idosa recebe os materiais de higiene e nutrição via Central de Medicamentos (Cema) desde agosto de 2018. A pasta ficou de entrar em contato com a paciente para regularizar a entrega do material. “Nos registros da Cema, a última retirada de material aconteceu no dia 14 de janeiro de 2019”, disse em comunicado.

Raimunda vive sob os cuidados da filha, Benedita Alves, na Comunidade Monte Horebe, Zona Norte de Manaus, que além de cuidar da mãe, precisa dar atenção à filha, que tem necessidades especiais e também é totalmente dependente dela.

“Recebíamos fralda e a nutrição dela pela Susam [Secretaria de Estado de Saúde], mas esse mês não veio nada e estamos precisando muito de ajuda. A nutrição, em pó ou líquida, é muito cara. Não temos condição de comprar”, disse, ressaltando que a mãe não recebe pacotes de fralda há dois meses, mesmo ela apresentando a receita médica.

Mais ajuda

Benedita conta também que a aposentada precisa urgentemente de uma cadeira de rodas e de uma cadeira de banho, mas a única fonte de renda da casa é o esposo, que trabalha como caseiro no sítio que pertence a uma igreja, cujo ganho mal dá pra suprir as necessidades básicas da família mais os cuidados especiais demandados pela filha.

Quem puder ajudar a dona Raimunda pode entrar em contato com a filha dela pelo telefone (95) 99111-1549.

Nota da Susam sobre o caso da paciente Raimunda Alves: “A paciente Raimunda Alves recebe os materiais de higiene e nutrição via Central de Medicamentos (CEMA) desde agosto de 2018. Nos registros da Cema, a última retirada de material aconteceu no dia 14 de janeiro de 2019”.

Publicidade
Publicidade